31 de jan. de 2013

Encerramento das Turmas do Programa Brasil Alfabetizado

Gestora Local do Programa Brasil Alfabetizado Wilma Peixoto e coordenadores de turma

A gestora local do Programa Brasil Alfabetizado Wilma Peixoto esteve reunida no dia 30 de janeiro de 2013 com a equipe de professores  coordenada por Risoneide Freitas. 

O objetivo foi de receber os relatórios, diários, testes finais e documentos das turmas dos seguintes professores: Francinete (EEF 03 de Junho), Rosivando (Projeto Reviver I e II), Cícera Gonçalves (EEF Antônio Pinheiro), Das Neves (EMEI Maria Bezerra de Menezes), Silvanete (EEF Manoel Balbino), Cícera Pedro EMEIF José Neri) e Maria José (EEF Maria de Lourdes Lopes).




30 de jan. de 2013

Coordenadoria de Administração e Controle

A Secretária Municipal de Educação Célia Viana , o Coordenador Especial de Monitoramento, Controle, Avaliação, Planejamento, Gestão e Pedagógico Laércio Mendonça,  a Diretora  de Rede Física Michelle Figueiredo, a Diretora da EJA Vanda dos Santos e a superintende Marileide Macedo

Durante os 30 dias do mês de janeiro de 2013, a Coordenadoria de Administração e Controle esteve contratando alguns servidores temporários (em caráter emergencial) e atualizando as portarias dos atuais diretores administrativos e secretários das escolas do município de Juazeiro do Norte.

A Secretária Municipal de Educação Célia Viana acompanhou todo o processo, facilitando todos os  encaminhamentos.

A Coordenadora Stela Inácio ressalta que o trabalho por estar sendo desenvolvido em equipe, está proporcionando maior interação entre os técnicos das Coordenadorias (Administração e Controle; Planejamento e Gestão; e Pedagógica)  da Secretaria Municipal de Educação.

A Coordenadora de Administração e Controle Stela Inácio, a Secretária de Educação Célia Viana e a Diretora de Rede Física Michelle Figueiredo
A Secretária Executiva de Educação Cíntia Morais e a Assistente da Secretária  Luciene Monteiro
Participaram desta ação coletiva: Stela Inácio, Cíntia Morais, Ligia Samara, Taciana Leite, Laércio Mendonça, Michele Figueiredo, Geraldo Alves, Joeuda Magalhães, Edi Carlos Bezerra, Tânia Pinheiro, Jucileide Mourão, Vanda dos Santos, Marileide Macedo, Fernanda Celi, Aparecida Neves, Cida Bezerra, Carlos, Cícera Souza, Luciene Monteiro, William Soares, Jorgivania Lopes.

Conclusão da Turma EJA IV da EEF José Marrocos



No dia 29 de janeiro de 2013, a Secretaria Municipal de Educação participou da conclusão da turma da Educação de Jovens Adultos - (EJA) IV da Escola de Ensino Fundamental José Marrocos.

As assistentes técnicas da Secretaria Municipal de Educação Roberta Ventura e Paula Leite participaram do momento junto ao núcleo gestor e professores para a certificação e homenagem aos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte parabeniza a turma formada e deseja-lhes sucesso.

Turma EJA IV da EEF José Marrocos
 
Homenagem aos alunos

Entrega de medalhas aos alunos da EJA por Paula Leite

Roberta Ventura com alunos da EJA IV

A Diretoria Administrativa Evaneide Ribeiro homenageando aluno da EJA com medalha
 
Discurso da Técnica da SEDUC Roberta Ventura

29 de jan. de 2013

Conclusão da Turma EJA IV da EMEF Tabelião Expedito Pereira


No dia 29 de janeiro de 2013, a Secretaria Municipal de Educação participou da conclusão da turma da Educação de Jovens Adultos - (EJA) IV da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira.

A Diretora da EJA Vanda dos Santos e a Diretora de Educação Inclusiva Solange Machado participaram junto ao núcleo gestor e professores da certificação e homenagem aos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte parabeniza a turma formada e deseja-lhes sucesso.

Turma EJA IV - EMEF Tabelião Expedito Pereira

Turma EJA IV - EMEF Tabelião Expedito Pereira

Turma EJA IV - EMEF Tabelião Expedito Pereira

Entoando o Hino Nacional

Professora da Biblioteca

Turma EJA IV
Professora da EJA, Diretoras de Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos, e a Diretora Administrativa da Escola
 
Certificação dos alunos
 
Certificação dos alunos

Certificação dos alunos

Certificação dos alunos

28 de jan. de 2013

Encontro presencial do Programa Formação Pela Escola Módulo Programas do Livro- PLi


A abertura do encontro foi feita pela Diretora de Programas e Projetos da SEDUC/JN Teresa Siqueira

Na manhã do dia 23 de janeiro de 2013  aconteceu na sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte o primeiro encontro presencial do Programa Formação Pela  Escola nas ações do FNDE de 2013. 
  
O Formação  pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas do programas do FNDE. 

Na ocasião, as tutoras municipais – Professoras  Ana Maria e Lucilene  Alencar ministraram o Módulo Programas do Livro- PLi.  No primeiro momento  a profª Ana Maria falou sobre Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação – FNDE e seu papel na educação deste país, em seguida sobre o Programa Formação Pela Escola e seu objetivo de  não apenas divulgar os programas geridos pelo FNDE  mais também sensibilizar toda sociedade da importância se fazer o controle social dos recursos públicos destinados  a educação .No segundo momento as tutoras explanaram sobre o  Programa Nacional do Livro Didático–PNLD; Programa Nacional do Livro Didático para Alfabetização de jovens e adultos-EJA; Programa Nacional Biblioteca da Escola–PNBE.

O objetivo do módulo Programas do Livro  é possibilitar ao cursista compreender os programas do livro como contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e para o incentivo à leitura de alunos e professores, identificando-se como cidadão que integra os processos de decisão nos programas do livro e sensibilizar também o cursista para a necessidade de valorização, uso crítico, conservação e devolução dos livros didáticos.

Cursistas do Módulo Programas do Livro

Tutora municipal Ana Maria Soares

Cursistas do Módulo Programas do Livro

Cursistas do Módulo Programas do Livro

Cursistas do Módulo Programas do Livro

Tutora municipal Lucilene Alencar

Tutora municipal Lucilene Alencar

Curso Técnico em Secretaria Escolar da Fundação Demócrito Rocha abre inscrições para 2013


A Fundação Demócrito Rocha abre inscrições para novo curso Técnico em Secretaria Escolar entre 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2013 com o objetivo de formar profissionais para atuarem diretamente em estabelecimentos educacionais de educação básica que ministrem os níveis e modalidades de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N° 9394/96) – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial, educação escolar indígena, educação profissional e outras.

O curso é dirigido a pessoas que pretendem atuar na área de serviços de apoio educacional das secretarias de Instituições de Ensino, que oferecem quaisquer dos níveis e modalidades da Educação Básica, previstas na LBD de 1996.

Requisitos para inscrição do curso Técnico em Secretaria Escolar

São requisitos essenciais à matrícula no curso técnico:
a) Entrega de cópia autenticada dos documentos pessoais (RG e CPF);
b) Entrega de cópia autenticada do Diploma de Ensino Médio (frente e verso) e Histórico Escolar emitido por Instituição de Ensino credenciada pela Secretária Estadual de Educação, ou declaração original de conclusão de curso de ensino médio com a informação expressa de que o Diploma está em via de confecção, caso o Diploma de Ensino Médio não tenha sido expedido até a data do requerimento da matrícula no presente curso;
c) Entrega da cópia do comprovante de residência;
d) Contrato de prestação de serviços educacionais do curso técnico em Secretaria Escolar, na modalidade a distância, devidamente preenchido, rubricado em todas as páginas e assinado na última página com firma reconhecida(duas vias);
e) Cópia do comprovante de pagamento da matrícula.

f) Taxa de R$ 891,00 (pode ser parcelado em 9x de R$ 110,00)

Os formulários dos itens “d” e “e”, estarão disponíveis após a confirmação do preenchimento e confirmação de matrícula feita pela internet através do link: http://fdr.com.br/secretariaescolar/2013/inscricao 

O curso é desenvolvido em 7 módulos didáticos, distribuídos em 22 fascículos, incluindo o fascículo de Estagio Supervisionado, no qual se encontram estabelecidos os critérios e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, durante suas atividades de estágio e um conjunto de três livros sobre estrutura e legislação educacional.

Metodologia

A metodologia adotada utiliza a modalidade de educação a distância, estratégias de acompanhamento, que permitirão aos alunos situações de interatividade com a coordenação e tutoria. Para tanto, estarão disponíveis, durante toda a realização do curso, um conjunto de recursos pedagógicos síncronos e assíncronos.A utilização de mídias variadas parte do pressuposto de que o aluno aproveita, da melhor forma, os recursos nos quais ele está mais familiarizado ou tem mais interesse.
Fundação Demócrito Rocha
Av. Aguanambi, 282 A – Joaquim Távora
CEP: 60.055-402 Fortaleza – Ceará – Brasil
Fone: 55 85 3255.6005 / 3255.6005
Fax: 55 85 3255.6271
E-mails: cursostecnicos@fdr.com.br



Formação Continuada e Planejamento dos Educadores do ProJovem Urbano de Juazeiro do Norte

Sábado, 26/01/2013, na SEDUC/JN foi realizado mais um encontro de Formação Continuada e Planejamento dos Educadores do ProJovem Urbano de Juazeiro do Norte. A Formação foi ministrada pela formadora da FUNDETEC/URCA, Maria Isa Gonçalves Pinheiro.

O planejamento coletivo dos educadores foi coordenado pela coordenadora do PJU/JN, Francisca Fernandes e a técnica Christianne Samara. As educadoras das salas de acolhimento das crianças filhas dos alunos também estiveram presentes participando de uma oficina de máscaras para os festejos do carnaval.

No  ProJovem Urbano o ensino não é entendido como transmissão e acúmulo de informação, pois a aprendizagem  é  vista  como  construção  ativa  do  aluno,  na  interação com seus professores e colegas. Daí ser muito importante, no processo formativo, a apropriação do PPI pelos educadores.

Através das modalidades de formação continuada e planejamento coletivo, pretende-se construir um processo identitário em que cada educador se veja simultânea e inseparavelmente como um perito que domina o instrumental de trabalho próprio de sua área de conhecimento e de sua atividade docente e que saiba fazer uso dele; um  pensador capaz de repensar criticamente sua  prática  e  as  representações  sociais  de  seu  campo de atuação e um  cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade.






Por: 
Francisca Fernandes dos Santos
Coordenadora Geral do PJU/JN

25 de jan. de 2013

Encerramento das turmas da EJA e Brasil Alfabetizado

Ontem, 24/01/2013, iniciou-se o encerramento das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Brasil Alfabetizado (PBA) nas escolas e associações do município de Juazeiro do Norte. 
Na ocasião, houve a entrega de certificados com a devida participação dos alunos, professores, núcleos gestores e técnicas da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC/JN).

Encerramento da turma da EJA da Escola de Ensino Fundamental Felipe Neri

EEF Felipe Neri

Turma de alunos da EJA da EFF Felipe Neri





Professores da EEF Felipe Neri

Entrega de Certificados do Programa Brasil Alfabetizado