30 de jul. de 2013

Secretaria de Educação faz últimos ajustes para o início do segundo semestre letivo


A Secretaria Municipal de Educação promoveu na segunda-feira (29), uma reunião com os diretores administrativos e coordenadores pedagógicos que compõem a rede municipal de ensino. Para a Secretária de Educação, Célia Viana, o evento teve como objetivo repassar informações e prepará-los para o inicio do 2º semestre, orientando-os em como deverão trabalhar, criando estratégias e analisando resultados anteriores, para que os melhores resultados sejam obtidos.

Aos presentes, Célia Viana disse que a equipe da SEDUC/JN, não medirá esforços para que o 2º semestre seja bastante produtivo, ressaltando que toda a equipe da secretaria segue trabalhando com empenho e permanece a inteira disposição para que os objetivos sejam alcançados.


Na ocasião, atendendo ao convite da SEDUC/JN, a professora Mônica Siqueira (IFCE) proferiu uma palestra a respeito do tema: “Motivação na construção do fazer pedagógico”, na qual, dentre os assuntos abordados, fora ressaltada a importância da motivação na obtenção de bons resultados. O momento fora elogiado e contou com a interação dos participantes.

29 de jul. de 2013

Juazeiro do Norte realiza Conferência Municipal de Educação na próxima sexta-feira


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizará, no próximo dia 02 de agosto, a 2ª Conferência Municipal de Educação. O evento acontecerá no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Campus Crajubar, e irá contar com a participação do Coordenador do Fórum Estadual de Educação, Professor Nonato Nogueira, autoridades municipais e representantes de vários segmentos da sociedade.

Para Cintia Pinheiro, Secretária Executiva da SEDUC/JN, a conferência, tendo como objetivo mobilizar e canalizar aspirações e expectativas da sociedade é de grande importância para a educação juazeirense, pois permitirá a construção de propostas que visem programar as políticas públicas que nortearão o Plano Municipal de Educação.

Na ocasião, o professor Nonato Nogueira irá proferir uma palestra com o tema: “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação - Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.



23 de jul. de 2013

Tenda dos Saberes foi lançada na Semana do Município e percorrerá bairros de Juazeiro


Uma das iniciativas levadas a efeito durante a Semana do Município foi o lançamento e promoção da primeira edição da Tenda dos Saberes na Praça Padre Cícero em Juazeiro do Norte. A Secretária de Educação, Célia Viana, destacou o apoio recebido do prefeito Raimundo Macedo para o projeto que consta de apresentações artísticas, contação de histórias e a distribuição gratuita de livros paradidáticos visando incentivar a leitura junto a crianças e adolescentes.

A tenda respondeu pela criação de um ambiente espontâneo de caráter educativo que envolveu de forma lúdica e direta todos os participantes. A definição da Coordenadora Pedagógica da SEDUC, Tânia Pinheiro, é de uma iniciativa sócio-pedagógica que vislumbra o contato direto com crianças, adolescentes e a comunidade em geral. Além disso, como acrescenta, resgata valores esquecidos e impostos pelo momento da cibernética.


Nesta terça-feira, a secretária Célia Viana anunciou que a Tenda dos Saberes terá continuidade e de forma itinerante. Ela pretende, a cada dois meses, instalar as tendas em uma praça de diferente bairro juazeirense levando as equipes da SEDUC e apostando em novas oportunidades de saberes e convivência social. Espera com isso valorizar o aprendizado.

10 de jul. de 2013

Equipe da Merenda Escolar mobiliza núcleo gestor das escolas durante as férias

Nos dias 09 e 10 de julho, a Coordenadoria de Administração e Controle, através da equipe da Merenda Escolar, reuniu-se com o núcleo gestor das escolas municipais para, entre outros assuntos, tratar sobre o acondicionamento dos alimentos durante o mês de julho, período de férias escolares. 
O diretor da Merenda Escolar Francimilton Sabiá orientou os diretores administrativos acerca do recebimento dos alimentos, verificando sempre o prazo de validade e a situação das embalagens dos mesmos. Ressaltou ainda que todo o trabalho da equipe da Merenda Escolar (SEDUC/JN) é feito em prol da melhoria da educação também proporcionada pela alimentação na escola.
A equipe entregou ainda cartilhas cartilhas do Banco de Alimentos e Colheitas da Mesa Brasil (SESC) e o Manual de Alimentação Escolar. Apresentaram e discutiram o relatório das visitas realizadas no 1º semestre nas escolas, e o formulário de estoque da Merenda Escolar que deve ser feito mensalmente. 
A Secretária de Educação Célia Viana incentivou ainda mais a atenção do núcleo gestor para com o trabalho das merendeiras e auxiliares, bem como a organização do depósito da merenda, ressaltando o cuidado com a manipulação dos alimentos. 
Por fim, foram esclarecidas outras dúvidas dos presentes, como: Férias Escolares; Início do 2º semestre; Festejos da Semana do Município; Reformas e dedetização das escolas; Trabalho da Superintendência Escolar; e Seleção de Gestores.


9 de jul. de 2013

Programa Mais Cultura nas Escolas é implantado em Juazeiro do Norte

Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Educação está realizando oficinas e palestras com o núcleo gestor das escolas do Programa Mais Educação, com o intuito de apresentar o Programa "Mais Cultura nas Escolas" que acaba de ser implantado pelo Governo Federal.

O programa tem o a proposta de de incentiva o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidade locais e o projeto pedagógico de escolas públicas ativas no Programa Mais Educação. Ele vem como uma forma de incentivo à autoria compartilhada de projetos para ampliação da jornada escolas, visando qualificar o ensino e o aprendizado nas escolas públicas.

Segundo a diretora de Programas e Projetos (SEDUC/JN), Teresa Siqueira, Juazeiro do Norte possui 29 escolas ativas no "Programa Mais Educação", que poderão se inscrever no Programa Mais Cultura nas Escolas juntamente com um artista ou mestre de cultura para, em parceria, efetivarem o programa de incentivo às práticas culturais.

A Coordenadoria Pedagógica e a Diretoria de Programas e Projetos irão conduzir e acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas municipais.





8 de jul. de 2013

Especialização em Coordenação Pedagógica

O Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) abre inscrições, até 15 de julho, para o curso de especialização a distância em Coordenação Pedagógica. São oferecidas 600 vagas, distribuídas em 15 municípios cearenses (40 vagas cada): Acopiara, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Ipueiras, Itapipoca, Maranguape, Pentecoste, Quixadá, Russas e Sobral. São 50% das vagas reservadas para candidatos da rede estadual de ensino e 50% para a municipal.

Destinado a graduados em Pedagogia ou Licenciatura Plena, em qualquer área de conhecimento, que atuem como Coordenador Pedagógico ou funções equivalentes, o curso terá duração de 18 meses. As atividades serão em regime semipresencial, com carga horária de 432 horas, sendo 112 horas de atividades presenciais e 320 horas a distância. A iniciativa resulta de parceria da UFC com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) e Ministério da Educação (MEC).

Edital de seleção e formulário de inscrição no site do Grupo de Pesquisa e Ensino em Formação Tecnológica e Educacional (Gpege) da UFC Virtual - http://www2.virtual.ufc.br/gpege/

Fonte: Secretaria do Curso de Especialização em Coordenação – fone: 85 3366 9024



2 de jul. de 2013

Aula Inaugural do Programa Brasil Alfabetizado é realizada nesta segunda-feira

Na noite desta segunda, dia 1º de julho, Juazeiro do Norte contou com a aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado de 2013, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com os municípios e voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não frequentaram ou não tiveram acesso à escola, na idade adequada. 

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no Memorial Padre Cícero, entre elas: alunos, alfabetizadores, diretores das escolas, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e autoridades locais. A aula foi bem interativa e contou com a performance poética do poema "A casa é sua", de Rachel de Queiroz e uma esquete teatral com os principais objetivos do programa.

A Secretária Municipal de Educação, Célia Viana de Brito, enfatizou que o programa Brasil Alfabetizado oferece o acesso à educação, como direito de todos, voltado diretamente para a  escolarização de jovens e adultos. 

O Prefeito Raimundo Macedo esteve presente na aula inaugural. Em seu discurso, lembrou a sua trajetória de estudos, ressaltou a importância do aprendizado para que novos caminhos possam surgir, lembrando-os ainda que nunca é tarde para aprender e ampliar seus conhecimentos. Parabenizando os alunos pelo interesse, pediu que aproveitassem ao máximo a oportunidade, ressaltando o quanto é importante que não desistam. Por fim, desejou sucesso e garantiu que a meta da administração é buscar sempre o melhor para os alunos. 

A diretora de programas e projetos, Teresa Siqueira, destacou a importância da alfabetização deste público (jovens, adultos e idosos) para que a educação de Juazeiro se torne mais justa e mais humana com a inclusão de todos na educação.

Em Juazeiro do Norte, as aulas do Programa Brasil Alfabetizado contará com 62 turmas e 58 professores que alfabetizarão os 1250 alunos matriculados. As aulas tem duração de oito meses, sendo realizadas 4 dias na semana com carga horária de 2 horas e meia por dia.


1 de jul. de 2013

Alunos do ProJovem Urbano participam de palestra sobre Doação de Sangue

Durante a semana de 24 a 28 de Junho, os alunos do ProJovem Urbano de Juazeiro do Norte estão recebendo a visita da equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Durante as visitas estão sendo ministradas palestras sobre a importância de ser um doador de sangue.
Após as palestras, os alunos voluntários do Projovem se dirigiram à unidade do Hemoce de Juazeiro do Norte para fazerem a doação de sangue ou o cadastro para serem doadores de medula. Segundo a coordenação municipal do ProJovem Urbano, foram realizadas 27 doações.