29 de nov. de 2013

SEDUC quer reunião mensal dos diretores de escolas para compartilhar experiências


A Secretaria de Educação de Juazeiro anunciou a pretensão de reunir todos os meses os diretores de escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de debater idéias e trocar experiências de gestão. A decisão foi comunicada pelo Secretário Geraldo Alves no encontro desta sexta-feira na Escola João Alencar de Figueiredo acrescentando que o prefeito Raimundo Macedo quer estar presente sempre que possível. A proposta da SEDUC é tornar as reuniões itinerantes percorrendo as diversas escolas.
Em cada encontro um debate sobre o trabalho desenvolvido pelos colegas, exposição das experiências postas em prática nas unidades de ensino e o aprimoramento das idéias. Na reunião desta sexta-feira a conversa girou em torno das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), o próprio gerenciamento das escolas e a reestruturação do calendário escolar. Raimundão almeja um trabalho integrado dos diretores.







28 de nov. de 2013

Seduc reúne diretores, coordenadores escolares para o "Mais Educação"


A Secretaria Municipal de Educação está realizando reuniões, divididas em três etapas, que têm como pauta o Programa Mais Educação. O público-alvo destas reuniões são diretores, coordenadores do programa nas escolas e presidentes da Associação de Pais e Comunitários (APC).
As reuniões se estendem até a sexta-feira (29). O primeiro dia foi voltado as oito escolas onde já funcionava o programa. Do segundo dia, que acontece nesta quinta-feira (28), participam  28 escolas da área urbana. E no terceiro dia (sexta-29),  às 23 da área rural irão receber o programa e terão suas atividades iniciadas na próxima segunda-feira, 02.
Durante o evento são repassadas informações referentes aos recursos, que são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e já estão disponíveis na conta das escolas. Também são repassadas informações às escolas que aderiram ao programa a respeito de como é o seu funcionamento, sua metodologia, o que será utilizado, as atividades que serão desenvolvidas pelas escolas, e demais informações referentes ao programa.
Segundo Marileide Macedo, Diretora de Programas e Projetos Educacionais da SEDUC, Juazeiro do Norte totaliza agora 59 escolas contempladas com o “Mais Educação”, contando com 279 monitores que irão desenvolver atividades optativas, como acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, meio ambiente, dentre outras.
O programa constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.





26 de nov. de 2013

Seduc realiza mais um encontro do FNDE


A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (25),  mais um encontro presencial do Programa Nacional de Formação Continuada nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – Formação pela Escola.
Estas formações são realizadas com o intuito de fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE, buscando ainda fomentar a participação da sociedade nessas ações.
Voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada, o curso atende no momento 32 profissionais em Juazeiro do Norte.
Os módulos são trabalhados por bimestre, e nesta etapa, novembro e dezembro, a tutora municipal do programa, professora Ana Maria, está ministrando o Módulo: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)




25 de nov. de 2013

Oito mil alunos passam pela Avaliação Nacional de Alfabetização

A Secretaria de Educação do Município (Seduc) encerrou as avaliações da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), em Juazeiro do Norte. As avaliações são voltadas aos alunos do 3º ano, e Prova Brasil, do 5º e 9º ano, ambas do Ensino Fundamental.
De acordo com Arlete Silva, coordenadora pedagógica da SEDUC, 58 escolas do município participaram das avaliações, e por meio destas, 286 turmas, totalizando cerca de 8.000 alunos avaliados. 
Arlete disse ainda que, 93% das escolas garantiram a participação dos seus alunos e contaram com a efetiva presença do núcleo gestor durante as avaliações.
Com o encerramento, Arlete agradece e parabeniza aos que fizeram esse momento acontecer conforme o planejado. Durante todo o processo das avaliações externas, a equipe da Coordenadoria Pedagógica da SEDUC realizou plantão pedagógico, cobrindo todas as escolas da área urbana e rural do município.
Agora a SEDUC já se articula para garantir o sucesso no SPAECE - 2013 (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), que terá início no próximo dia 02 e prosseguirá até o dia 05 de dezembro, com a previsão de avaliar 55 escolas, totalizando 273 turmas e 4.516 alunos do Ensino Fundamental, do 2º e 5º ano de forma censitária, e 9º ano, de forma amostral. 

22 de nov. de 2013

Seduc conclui penúltima formação de professores e executivos escolares


Nesta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação realizou a 7ª Etapa da Formação de Executivos Escolares, voltado aos gestores da Rede Pública Municipal. O curso, realizado no auditório da Escola Professor Moreira de Sousa, é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), o Centro de Formação de Educação Básica (CEFEB) e o Conselho de Educação do Estado (CEE).
Na ocasião foi trabalhado o módulo: políticas e diretrizes do ensino fundamental, tendo como professora formadora, Fátima Santos, do CEFEB. Neste, foram abordados temas referentes à qualidade na educação – uma nova abordagem e ainda a qualidade da educação e novos espaços de formação; fatores intra e extra-escolares de qualidade, dentre outros. O último encontro do ano está previsto para o dia 13 de dezembro e as atividades serão retomadas no inicio do próximo ano.




21 de nov. de 2013

SEDUC promove mais uma formação do Programa de Alfabetização na Idade Certa em Juazeiro


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte está realizando a 5ª Formação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) - Eixo Educação Infantil. A atividade se volta em relação aos coordenadores pedagógicos e professores do Infantil I, II, III durante esta quinta-feira. Já a sexta-feira, dia 22, foi agendada para o pessoal do Infantil IV e V reunindo, ao todo, 400 profissionais de 57 escolas da rede municipal de ensino em cinco salas de aulas no Campus Crajubar da URCA.
O tema em foco é: “As experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita na educação infantil: A inserção das crianças nas práticas sociais de oralidade, leitura e escrita”. Dentre os objetivos, a compreensão da função da linguagem verbal na educação infantil, uma reflexão sobre a importância de inserir as crianças nas práticas sociais de oralidade, leitura e escrita; e a compreensão do papel da professora no planejamento de práticas pedagógicas que incluam as experiências de linguagem verbal significativas para as crianças e na sua ação mediadora junto a elas. 







19 de nov. de 2013

Prefeitura realiza I Seminário de Rede de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil


A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou na Procuradoria Regional do Trabalho, o 1º Seminário de Fortalecimento de Rede de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O momento foi idealizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social e do Trabalho, por meio dos programas PETECA (Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), com o objetivo de construir uma mini agenda em nome de três ações urgentes e prioritárias que devem ser desenvolvidas em Juazeiro do Norte com relação à prevenção e erradicação do trabalho infantil no município.
Na ocasião, a procuradora do Trabalho, Dra. Lorena Brandão Camarotti, ressaltou a importância do fortalecimento dessa rede, e de que todos tenham consciência do quão importante são as ações, tendo como objetivo maior a proteção dos direitos e interesses das crianças e dos adolescentes. Por fim, agradeceu a disponibilidade de todos que reafirmaram o compromisso de abraçar essa problemática e se disse feliz por, em Juazeiro do Norte, está conseguindo fortalecer essa parceria, tornando notório que já há uma mudança.
Estiveram presente aos seminário representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Projovem, Programa Saúde na Escola (PSE), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), bolsa família, Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na ocasião, os representantes dos segmentos citados reuniram-se em grupos, elaborando propostas que, em seguida, foram socializadas com todos. A partir desse momento, as três ações que foram previamente definidas, serão enviadas para analise do Coordenador Estadual do PETECA, e posteriormente um novo momento será realizado para que estas ações sejam consolidadas.












14 de nov. de 2013

Prefeitura e MPT fazem seminário sobre erradicação do trabalho infantil


O I Seminário de Fortalecimento de Rede e Propostas de Ações Urgentes e Prioritárias do Município de Juazeiro em relação à Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, será realizado no próximo dia 18, na Procuradoria do Ministério Público do Trabalho, localizada  na Rua  Joaquim Mansinho,175, Bairro Santa Tereza.
O seminário terá a presença do prefeito Raimundo Macedo, que vem dando total apoio na politica de prevenção e erradicação do trabalho infantil no município.
Na abertura, Fátima Teixeira, Coordenadora Municipal do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) e Lucia Tavares, diretora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), darão as boas vindas aos participantes.
Em seguida será apresentado um vídeo sobre trabalho infantil e palestra da procuradora do Ministério Público do Trabalho, doutora Lorena Brandão Camarote.
Na programação também consta a palestra com a Psicóloga do CEREST, Fernanda Cândido , que abordará o tema: Fortalecimento das redes e articulação com as políticas publicas.

12 de nov. de 2013

Em parceria com Editora Moderna, Seduc conclui mais uma Formação voltada para professores


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com a Editora Moderna, realizou no sábado (09), uma Formação voltada aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. O momento aconteceu na Universidade Regional do Cariri – (URCA) Campus CRAJUBAR, contando com um público aproximado de 100 profissionais.
Com o tema: “Vozes de Valor - Educação de Jovens e Adultos: Valorização, conquistas e desafios”, a formação foi realizada com o objetivo de subsidiar os professores da EJA, dentro de uma perspectiva inovadora, que venha a fomentar uma aprendizagem significativa na sua prática de sala de aula. Nesta, foram realizadas palestra e oficina, ministradas pela equipe da Editora, a respeito dos seguintes temas: “Uma Nova Proposta Para a EJA” e “Formação dos Professores”.
Na ocasião, o Secretário de Educação, Geraldo Alves ressaltou a importância do momento. Posteriormente a equipe SEDUC entregou um kit com material escolar, composto por caderno, apagador, pincel, caneta, marcador de texto, dentre outros, aos professores presentes.
De acordo com Francisca Vanda dos Santos, Diretora de Educação de Jovens e Adultos, no município de Juazeiro do Norte a EJA funciona em 42 escolas, sendo destas 25 na área urbana e 17 na área rural, atendendo no momento, 2.897 jovens e adultos com a idade mínima de 15 anos. Ainda de acordo com Vanda, esse é o segundo encontro com os professores da EJA.




8 de nov. de 2013

Comunidade do Horto acolhe 3ª Edição do Projeto Itinerante Tenda dos Saberes


A 3º Edição do Projeto itinerante “Tenda dos Saberes” foi realizada nessa quinta-feira, 07, na Colina do Horto, contando com grande participação do público local. Nessa edição, a SEDUC distribuiu cerca de 250 livros paradidáticos para crianças que participaram do momento.
A programação contou com a participação do “Trio Arroz Doce”, através de uma parceria firmada entre a SEDUC e o SESC, contando histórias para a criançada, apresentações musicais dos Meninos do Horto, e ainda, com apresentações artísticas dos alunos da Escola Sebastião Teixeira Lima, que com paródias, poesias e danças, homenagearam os poetas Vinicius de Moraes e Patativa do Assaré.
Na sua próxima edição, a “Tenda dos Saberes” será temática, estando prevista para o dia 09 de dezembro, na Praça do Socorro. A tenda será parte integrante das comemorações alusivas as quatro importantes datas centenárias (Guerra de 14, Beata Maria de Araújo, Emancipação Política de Juazeiro e a Instalação da Comarca Local) que o município irá celebrar.