11 de jun. de 2014

Os Conselheiros Escolares das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participam de Formação Continuada promovida pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.


Os Conselheiros Escolares das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participam da formação à distância, oferecida pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação. Já foram beneficiados com o Programa: EEF José Marrocos, EEF Gov. Manoel de Castro, EEF Mário da Silva Bem, EEF Cícera Germano, EEF Demóstenes Ratts Barbosa, EEF Dom Vicente, EEF Prefeito Mozart Cardoso de Alencar, EEF Dr. Leão Sampaio, EEF Antônio Bezerra Monteiro e EEF Antônio Ferreira de Melo. Atualmente, estão sendo contempladas: EEF Carolina Sobreira, EMEF Professora Doralice de Figueiredo Rocha, EEF Zila Belém e EMEF Tabelião Expedito Pereira. As próximas turmas já estão sendo cadastradas e terão início em agosto de 2014. 

O curso é oferecido na modalidade a distância, possuindo um tutor que interage no ambiente virtual de aprendizagem via internet, com três encontros presenciais, e tem uma estrutura modular que possibilita maior flexibilidade ao ritmo do aluno na construção do seu conhecimento. Ao final do curso o aluno aprovado receberá um certificado expedido pela UnB com carga horária de 40 horas/aula.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância, para técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática.

 Aos conselhos escolares cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões; acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.

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