31 de jan. de 2014

SEDUC divulga classificados para programa Bolsa Social na Faculdade Leão Sampaio



A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte divulgou a relação dos alunos classificados para o Programa Bolsa Social 2014.1 na Faculdade Leão Sampaio os quais terão descontos de 50%. As matrículas dos classificados estarão sendo feitas até as 20 horas desta sexta-feira, dia 31 de janeiro, e das 8 ao meio dia deste sábado no Campus Crajubar da Faculdade Leão Sampaio na Avenida Padre Cícero, 2830 no Triângulo. 
 
No ato da matricula, os classificados devem apresentar xerox e originais da Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado e Histórico Escolar de Ensino Médio ou Estudos Equivalentes. Além disso, Título de Eleitor, Prova de quitação do Serviço Militar, CPF; Comprovante de Endereço; Duas fotos 3x4 recentes e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinado pelo candidato e pelo fiador. Eis a relação dos aprovados por cursos e turnos:

BIOMEDICINA - MANHÃ
Ivaldo Francisco da Silva Júnior
Natália Alves Rijo
Natalia Nicaelly Leite de Souza Pereira
Patricia Raquel Fernandes dos Santos
Roberta Dávila Pereira de Lima
Shirley Araújo Vieira

BIOMEDICINA - NOITE
Yara Silva Medeiros

FISIOTERAPIA - NOITE
Maria Helenilda Alves

GESTÃO COMERCIAL - NOITE
Eduardo Bento Soares
Freddie Mercury Salo Zavickis de Lima Barbosa
Giwaldo de Freitas Sousa
Marcélio Nunes Araújo
Maria Isabel Araujo Cornelio Matos
Mislandio Nunes Araujo
Nágella Aquino de Oliveira Batista

PSICOLOGIA - MANHÃ
Cicera Josiane Nascimento da Silva
Priscilla Raquel Ferreira Soares Fernandes Teixeira

SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ
Eveline Ferreira Lima
Maria Jozilene Ferreira Ribeiro
Poliana Machado Gomes da Silva
Sefora Lis Batista Sena
Tamirys da Silva Pinto

SERVIÇO SOCIAL - NOITE
Cristielle Ferreira dos Santos
Erica Ricardo da Silva
Jaqueline Duarte Torres
Maria Nilda da Silva
Maria Yolanda Cornelio Matos de Araujo
Tayna Araujo Rodrigues

30 de jan. de 2014

Curso "Gênero e Diversidade na Escola"

Curso de Aperfeiçoamento "Gênero e Diversidade na Escola", voltado especificamente para professores/as das redes públicas de educação. Este curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (via Instituto UFC Virtual), em parceria com SECADI/MEC.
Formação destinada às/aos professores/as, coordenadores/as, diretores/as etc. durante a semana pedagógica, bem como no site desta SEDUC.

Sobre o curso:

*Nome: Gênero e Diversidade na Escola;
*Modalidade: à distância/ semi-presencial;
*Objetivo: Realizar um Processo Formativo em Gênero e Diversidade à Distância prioritariamente para professores dos
anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e outros profissionais da educação, para que sejam capazes de compreender os temas de gênero e diversidade, desenvolvê-los transversalmente na prática pedagógica da escola.
*Carga horária: 200 horas, sendo 60 horas presenciais e 140 horas na modalidade a distância, com duração média de cinco meses, numa distribuição de 40 horas aula/mês.
*Inscrição: até dia 31 de Janeiro de 2014, através do site
http://gde.virtual.ufc.br/index.php/inscricoes

AINDA:
A Universidade Federal do Ceará (Instituto UFC Virtual), em convênio com o MEC, a SECADI e a CAPES comunica a: *PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, até o dia31 de janeiro/2014, para o Curso de extensão em Gênero e Diversidade na
Escola - GDE.
*O curso, que acontecerá de fevereiro a junho/2014,* é totalmente gratuito e voltado para formação continuada de professore(a)s da educação infantil, ensino fundamental e médio, gestores/as e demais profissionais daeducação da rede pública municipal e estadual.

aulas presenciais (1 (uma) vez por mês).

Os encontros presenciais ocorrerão nas cidades Pólos:

· *Iguatú*
· *Quixadá*
· *Juazeiro do Norte*
· *Sobral*
· *Fortaleza*

O(A)s cursistas participarão somente dos 05 encontros presenciais no pólo onde estarão inscrito(a)s.

* Participe e estimule seus colegas gestore(a)s e professore(a)s da sua
escola. *

Inscrições no site:
*http://gde.virtual.ufc.br/index.php/inscricoes
<http://gde.virtual.ufc.br/index.php/inscricoes>*
*Serviço:
*E-mail da Secretária dos Cursos*: secadiufc@gmail.com
*Telefones para Contatos:* (85) 3366.90.24 - (85) 3366.90.32 - (85)8972.22.06 - (85) 9692.69.71

Início do ano letivo em Juazeiro foi agendado para o dia 10 de fevereiro


O ano letivo 2014 que deveria começar nesta segunda-feira, dia 3, sofreu adiamento para o dia 10 de fevereiro em Juazeiro do Norte quando a Secretaria de Educação atendeu pedido do Sindicato dos Servidores. O titular da SEDUC, Geraldo Alves Silva, considerou a reivindicação justa pelo fato do ano letivo passado ter sido encerrado recentemente. Ele pretende transformar este no ano dos avanços e correções com o pensamento voltado para um melhor aprendizado das crianças e jovens
Quanto a questão salarial dos professores, o secretário disse que o momento é de negociações entre os 3% propostos pelo município e os 8,32% reivindicados pelo sindicato. Observou não ser má vontade do prefeito Raimundo Macedo, mas a indisponibilidade de recursos suficientes para tal. Geraldo convocou técnicos do sindicato para sentar com técnicos da SEDUC e da Secretaria de Gestão em nome de uma avaliação ampla.
Lembrou que, em seu primeiro governo, Raimundão chegou a pagar até 14º salário aos professores quando houve disponibilidade de recursos. Ainda de acordo com o secretário, nesta folha de janeiro o município implantou 5% da progressão por tempo de serviço para os professores o que vai ficar aumentando nessa mesma razão a cada três anos. Sobre o redimensionamento das escolas garantiu que a meta é reduzir custos para melhorar as condições de ensino e os salários dos professores

29 de jan. de 2014

Café Cultural promove palestra motivacional para o pessoal da educação em Juazeiro

A primeira edição deste ano do Café Cultural trouxe de São Paulo para Juazeiro do Norte o palestrante motivacional, Fábio Fernandes,que vem fazendo bastante sucesso com suas palestras no setor da educação. Por aqui não foi diferente e o mesmo terminou muito aplaudido pela platéia que lotou o auditório do Campus Saúde da Faculdade Leão Sampaio após discorrer sobre o tema: “Eu posso mais na educação” na manhã de  segunda-feira 27/01/2013.
Antes, o prefeito Raimundo Macedo agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe da SEDUC pela iniciativa sem esquecer de ressaltar o papel importante dos profissionais da educação. Por fim, almejou que todos saíssem do encontro realmente motivados para o exercício das atividades no decorrer deste ano letivo. O evento reuniu núcleo gestores das escolas municipais quando o Secretário de Educação, Geraldo Alves, aproveitou para pedir que usassem o máximo o conteúdo da palestra nas suas reflexões.
Houve ainda apresentações do Coral Infantil da Escola Maria Pedrina, da caminhada Pedagógica 2013 e das prioridades para 2014. O encontro foi encerrado com a declamação de um dos poemas de Arnaldo Antunes, intitulado: “A casa é sua”. Em um dos trechos, o poeta destaca:
“Não me falta parede
E nela uma porta pra você entrar
Não me falta tapete
Só falta o seu pé descalço pra pisar

Não me falta cama
Só falta você deitar
Não me falta o sol da manhã
Só falta você acordar”.














A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) está disponibilizando vagas para o Programa Municipal “Bolsa Social”, voltado aos estudantes Juazeireses que concluíram o Ensino Fundamental e Médio na Rede Pública de Ensino. O Bolsa Social concede desconto de 50% na Faculdade Leão Sampaio e na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).
Para efetuar a inscrição, os interessados que atendem aos requisitos devem procurar a Seduc, localizada na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro São Miguel. de 8 às 11 horas e 13h30min às 17h30min, portando a seguinte documentação: Cédula de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Histórico do Ensino Fundamental e Médio e 1 (uma) foto 3X4. As inscrições dos alunos aprovados na Faculdade Leão Sampaio iniciaram no dia, 22, e estendem-se até o próximo dia 27. Já as inscrições para a Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), iniciam no dia 27 e estendem-se até o próximo dia 31.
Ao todo, serão distribuídas 88 (oitenta e oito) bolsas para a Leão Sampaio, subdivididas da seguinte forma: Biomedicina (manhã) - 15, Biomedicina (noite) - 05, Fisioterapia (noite) - 01, Gestão Comercial (noite) - 23, Psicologia (manhã) - 04, Serviço Social (manhã) - 25 e Serviço Social (noite) - 15.
Para a FJN são mais 34 bolsas, da seguinte forma: Farmácia (manhã) - 10, Enfermagem (manhã) - 10, Nutrição (manhã) - 02, Ciências Contábeis (noite) - 02 e Sistema de Informação (noite) - 10. 5% (cinco por cento) das vagas serão destinadas aos Portadores de Deficiência.
A ordem de preenchimento das vagas provenientes das bolsas será realizada de acordo com a classificação do estudante na Seleção Pública para a Concessão de Bolsa Estudantil Universitária do Programa Bolsa Social, levando-se em consideração o número de bolsas ofertadas para o curso em que o mesmo está concorrendo.

Seduc abre inscrições para Bolsa Social

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) está disponibilizando vagas para o Programa Municipal “Bolsa Social”, voltado aos estudantes Juazeireses que concluíram o Ensino Fundamental e Médio na Rede Pública de Ensino. O Bolsa Social concede desconto de 50% na Faculdade Leão Sampaio e na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).
Para efetuar a inscrição, os interessados que atendem aos requisitos devem procurar a Seduc, localizada na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro São Miguel. de 8 às 11 horas e 13h30min às 17h30min, portando a seguinte documentação: Cédula de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Histórico do Ensino Fundamental e Médio e 1 (uma) foto 3X4. As inscrições dos alunos aprovados na Faculdade Leão Sampaio iniciaram no dia, 22, e estendem-se até o próximo dia 27. Já as inscrições para a Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), iniciam no dia 27 e estendem-se até o próximo dia 31.
Ao todo, serão distribuídas 88 (oitenta e oito) bolsas para a Leão Sampaio, subdivididas da seguinte forma: Biomedicina (manhã) - 15, Biomedicina (noite) - 05, Fisioterapia (noite) - 01, Gestão Comercial (noite) - 23, Psicologia (manhã) - 04, Serviço Social (manhã) - 25 e Serviço Social (noite) - 15.
Para a FJN são mais 34 bolsas, da seguinte forma: Farmácia (manhã) - 10, Enfermagem (manhã) - 10, Nutrição (manhã) - 02, Ciências Contábeis (noite) - 02 e Sistema de Informação (noite) - 10. 5% (cinco por cento) das vagas serão destinadas aos Portadores de Deficiência.
A ordem de preenchimento das vagas provenientes das bolsas será realizada de acordo com a classificação do estudante na Seleção Pública para a Concessão de Bolsa Estudantil Universitária do Programa Bolsa Social, levando-se em consideração o número de bolsas ofertadas para o curso em que o mesmo está concorrendo.

Proerd forma 2.651 alunos


O Ginásio Poliesportivo foi palco na terça-feira (28), da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) - 2013. O evento contou com a participação dos 2.651 alunos contemplados pelo programa. Segundo o instrutor do programa, Edinaldo Aparecido Moura, foi a maior formatura realizada no Estado do Ceará. O Proerd, que é resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Policia Militar e família, contemplou 84 turmas distribuídas em 23 unidades escolares da rede municipal de ensino, contando com oito Policiais Militares - Educadores Sociais.
Durante o evento, oito formandos que obtiveram destaque nas redações produzidas ao termino do curso, que teve como tema “O que o Proerd ensinou”, leram seus trabalhos. As redações foram selecionadas pela equipe do programa observando os critérios de clareza, escrita e conteúdo. Estes alunos receberam certificado e troféus.
O prefeito Raimundo Macedo falou da satisfação em participar de um momento tão importante como este que culmina o belíssimo trabalho realizado pela equipe do Proerd nas escolas. Por fim, o prefeito agradeceu ao mesmo tempo em que parabenizou a equipe da Seduc, aos policiais - Educadores Sociais, alunos e pais por todo o empenho no decorrer do programa.
O secretário de Educação, Geraldo Alves, ressaltou a grande importância do trabalho cooperativo desenvolvido entre família, escola e policiais militares, visando principalmente manter os alunos longe das drogas. Para o secretário, este trabalho será notado principalmente no futuro, quando excelentes frutos serão colhidos e estas crianças estarão nos representando.
Por fim, os graduandos conduzidos por policiais do Proerd assumiram o compromisso pelo término do curso e em seguida, representantes de turmas participaram da entrega simbólica dos certificados e comendas.

24 de jan. de 2014

Seduc homenageia alunos destaque em olimpíada nacional




A Secretaria de Educação de Juazeiro homenageou quatro alunos de escolas municipais que se destacaram na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2013.
Foram destaques na Olimpíada: Isaac dos Santos Barbosa (medalha de ouro), aluno da Escola Leão Sampaio; Yasmim Conceição da Silva e Jackson Lins de Oliveira (medalha de prata), ambos alunos da Escola Maria de Lourdes Lopes; e Cícero Felipe dos Santos, que obteve medalha de bronze. Cícero Felipe é aluno da Escola Municipal Heloísa Sobreira. O momento contou com a presença dos alunos premiados, pais, professores e gestores.
Durante a homenagem os quatro alunos receberam da equipe da SEDUC e dos professores as medalhas e os certificados enviados pela organização da OBA. A premiação foi um tablet para cada aluno, adquiridos com recursos próprios da secretaria, que foram entregues a estes por seus pais ou responsáveis.
Cintia Pinheiro, Secretária Executiva da SEDUC, parabenizou os premiados e desejou que estes fizessem do prêmio recebido um instrumento de pesquisa para que continuem estudando e se destacando. Por fim, parabenizou aos professores, gestores e pais pelo apoio e incentivo fundamental na vida desses alunos.









15 de jan. de 2014

Centenário de Morte de Maria de Araújo



Magdalena do Espírito Santo de Araújo - Beata Maria de Araújo,
Era filha de Antônio da Silva Araújo e Ana Josefa do Sacramento.
Em 1889, um lugarejo no ermo do sertão, chamado de freguesia do Joaseiro, assistiu, com olhos de esperança, ao nascimento de um fenômeno singular:
A Beata Maria Madalena do Espírito Santo ao receber a hóstia consagrada das mãos do jovem padre Cícero Romão Batista entrava em êxtase e terminava por verter a hóstia em partículas de sangue.
Aos olhos dos devotos este sangue era a prova cabal do milagre divino. Para a Igreja Católica era um principiar de dúvidas, que se estendeu numa histórica querela.
Alheia ao domínio da verdade, o lugarejo progrediu à sombra do milagre, tornando-se Juazeiro do Norte um centro de romarias e o Padre Cícero fez-se santo do povo contra a vontade da Igreja Católica.
Depois de mais de um século, os fatos sobre o milagre ainda guardam segredos e intermitentes contradições. Em 1891, a Igreja Católica instalou o primeiro inquérito, baseado em normas ortodoxas e medievalistas da Santa Inquisição, para analisar a veracidade do milagre. Não satisfeita com o resultado, instalou um segundo inquérito, mas rígido que o anterior. Estes relatos inquisitorias que estiveram por décadas trancafiados nos porões clericais. O fenômeno teve  como protagonista a figura da Beata Maria de Araújo: mestiça, pobre, iletrada, que ousou desafia a onipresença da Igreja Católica e enfrentou quase que sozinha as agruras do seu tempo. Foi por esta afronta castigada e silenciada.
De lugar de passagem de tropeiros, que se refestelavam à sombra de três frondosos pés de juá, a freguesia do Joaseiro, transformou-se em Juazeiro do Norte, o segundo maior centro de romaria do Brasil. Todavia, esta história começa em 1889, quando a BEATA MARIA DE ARAÚJO, na hora da comunhão, verte a hóstia em sangue, fundando o “milagre” de Juazeiro e abrindo, definitivamente, as portas para uma nova romaria. O natural seria, portanto, que a Beata fosse canonizada por ter sido a corporificação do divino. Mas o que se viu foi um linchamento histórico marcado por uma conjunção de forças contrárias para tirá-la gradativamente de cena. Era inaceitável à Igreja Oficial que uma beata, negra, pobre, analfabeta, nascida nos ermos sertanejos, fosse escolhida por Deus para operar tamanho milagre. Mas o povo tomou o fato como prova cabal da presença do corpo santo de Cristo. A peleja, que parecia inevitável, se instalou entre o catolicismo romano (Igreja Oficial) e o catolicismo luso-brasileiro (Igreja Popular). Polêmica esta que se arrasta até hoje nos grotões do sertão e é parte constitutiva das origens brasileiras, indo de Antônio Conselheiro à Teoria da Libertação. Portanto, a Secretaria de Educação do Município aproveita o ensejo para homenagear também, todos os professores de Historia e de Estudos Regionais que de forma direta contribuem para elucidação da historia de Juazeiro do Norte.