29 de mai. de 2014

Publicação da Corrigenda do Edital PBA (Programa Brasil Alfabetizado) no Diário Oficial do Município de Juazeiro do Norte

Vide Página 02

Empossados novos integrantes do Conselho Municipal de Educação

 
Os novos integrantes do Conselho Municipal da Educação de Juazeiro do Norte, composto pelas câmaras de educação básica e CACS – Fundeb, tomaram posse em evento realizado na quarta-feira, 28. São quatorze membros titulares e quatorze suplentes, representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, que assumem o mandato pelo período de dois anos a partir desta data. Destes, serão definidos posteriormente os presidentes do Conselho e das duas Câmaras, bem como os seus respectivos vices.

Durante a cerimônia, o secretário de Educação, Geraldo Alves, fez uso da palavra e, afirmando reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo conselho, agradeceu e parabenizou a todos em nome da administração, reforçando ainda a disposição da Seduc  em apoiar no que se fizer necessário.


Em seguida, o ex-presidente do conselho, hoje representante das Instituições de Ensino Superior com atuação no município, José Marcondes Macedo Landim, agradeceu as palavras elogiosas do secretário e em nome do conselho, se disse realizado por poder ter contribuído na melhoria dos serviços educacionais.

Confira os titulares e suplentes representantes do Poder Executivo:
Titulares - Conceição Souza Dantas e Maria Stella Inácio de Sales
Suplentes - Maria de Brotas Freitas Vidal e Michele Leandro de Menezes Figueiredo
Do Magistério Público Municipal:
Titulares - Maria Rodrigues Pontes Alexandre e Maria Goretti Gomes De Sousa
Suplentes - Moizes Jocivan Leal E Maria Elizabete Freitas Galvão
Dos diretores de Unidade de Educação e Ensino da Rede Municipal:
Titulares - Maria do Socorro Silva Gonçalves e Maria Filgueira Maia
Suplentes - Silvania Barreto Carvalho e Maria Ledimar Pinheiro Lima
Representantes dos servidores técnico-administrativos:
Titulares - Marta Maria Félix e Ateneia Suliano Brito
Suplentes - Maria Ana Pinto e Laercio Genuino Mendonça.
Representantes dos pais de alunos:
Titulares - Ana Cristina do Nascimento e Ana Celia Moura Rocha
Suplentes - Fabiana de Lima França e Reginaldo Bejamin do Nascimento
Representantes dos Estudante:
Titulares - Railson Cipriano Maniçoba e Tayline Galdino Costa
Suplentes - Cícero Coelho Tavares e Cícero Jackson Sousa da Silva
Representantes do Conselho tutelar:
Titular - Silvano Alves de Sousa
Suplente - Antônio Junior Sarmento
Representantes das Instituições de Ensino Superior:
Titular - José Marcondes Macedo Landim
Suplente - Cesar Augusto Cusin.

28 de mai. de 2014

Alunos da rede municipal do ensino fundamental visitam escolas profissionalizantes


 A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) promoveu durante o período de 19 a 23 de maio,  visitas dos alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino às seguintes Escolas Estaduais de Educação Profissional: Raimundo Saraiva Coelho, Aderson Borges de Carvalho e Professor Moreira de Sousa.

Decorrentes do projeto intitulado "Nossos alunos com os pés no Ensino Médio, rumo à profissionalização!", lançado ano passado pela Seduc, as visitas contemplaram esse ano mais de mil alunos pertencentes à área urbana do município. O momento voltado aos alunos da área rural está previsto para acontecer no mês de agosto.

Com o objetivo de incentivar os alunos por mais conhecimento e motivá-los a continuar os estudos, não desestimulando ao término do ensino fundamental, as visitas ocorrem para que esses sejam apresentados a estrutura dos prédios, a dinâmica e a rotina dessas unidades de ensino.  Em continuidade ao projeto, os alunos que tiverem interesse em ingressar nas escolas profissionalizantes em 2015, a equipe da Seduc providenciará para que isso ocorra. Os que não tiverem esse interesse, a equipe garante assegurar suas vagas nas escolas regulares.
 

“Todos juntos contra o trabalho infantil”

 
Na manhã da última terça-feira, 27, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma oficina voltada aos professores-coordenadores do Programa de Educação Contra a Exploração da Criança e do Adolescente (PETECA) e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Cerca de 50 profissionais participaram desse momento.

Fátima Teixeira, Coordenadora Municipal do programa, afirmou que o encontro teve como objetivo planejar as atividades da Semana do PETECA nas escolas, tendo em vista a campanha “Todos juntos contra o trabalho infantil” que acontecerá de 02 a 06 de Junho.  Fátima ressaltou ainda a importância da integração de todos contra o trabalho infantil.

Durante o encontro, a equipe da SEDUC sugeriu atividades diversas para serem desenvolvidas no período, tais como, entrevistas com os pais abordando perguntas a respeito do trabalho infantil, caminhada cidadã envolvendo as escolas do bairro, gincanas educativas, e ainda, atividades que posteriormente possam concorrer ao prêmio Municipal e/ou Estadual do PETECA, por meio de esquete teatral, músicas, poesias de cordel, conto, pintura e desenho.


27 de mai. de 2014

Educação recebe selo Verde Escuro

 
Com nível de proficiência de 154,8, o município de Juazeiro do Norte atingiu o nível de aprendizagem desejável no SPAECE e é verde escuro na educação. Esse resultado foi divulgado pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), referente ao ano letivo de 2013, no evento Prêmio Escola Nota 10, realizado em Fortaleza na terça-feira, 20.

De 54 unidades de ensino da rede municipal do 1º ao 5º, Juazeiro alcançou ainda que 22 escolas ficassem com nível acima do desejável e 24 no nível considerado suficiente, ou seja, 46 escolas conseguiram atingir um bom resultado nessa avaliação. Destas, se destacaram a Rotary, com melhor desempenho do 2º Ano, obtendo 234,5 de proficiência, e a Dr. Leão Sampaio, com 253,3 em matemática e 226,2 em português, tendo assim o melhor desempenho do 5º Ano.

Para a coordenadora Pedagógica da SEDUC, Arlete Silva, esse resultado foi satisfatório por explicitar que o município está assegurando o ciclo de alfabetização, dispondo de um quantitativo considerável de alunos com nível de alfabetização desejável. Se dizendo feliz pelo resultado alcançado, Arlete afirmou ainda que, a parceria Seduc – Escola – Professor, continuará trabalhando com foco na aprendizagem para garantir a alfabetização de 100% dos alunos da rede municipal de ensino.

Diante desse resultado, o secretario de Educação Geraldo Alves, parabenizou a todos que compõe a Educação Juazeirense, ressaltando os trabalhos desenvolvidos pelos professores, núcleo gestores, formadores do PAIC, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, enfim, de todos que compõem a comunidade escolar, que, diretamente ou indiretamente, contribuíram para que esse resultado fosse alcançado.

Seduc faz a 2ª Formação do PAIC

A 2ª Formação do ano do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) – Eixo Educação Infantil, foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação nos dias 22 e 23 desse mês. Essa contemplou cerca de 370 professores da educação Infantil I, II, III, IV e V e 56 coordenadores pedagógicos.

De acordo com a coordenadoria de Educação Infantil da SEDUC, dentre os objetivos dessa formação estão: compreender a importância do planejamento das praticas pedagógicas, considerando as características especificas das crianças da educação infantil e identificar os interesses e necessidades dessas para atender à diversidade de momentos em suas vidas.

Na ocasião fora trabalhado o tema "A prática pedagógica desenvolvida nas instituições de educação infantil (creche e pré-escola): As interações, a brincadeira e a integração das experiências fundamentais para a aprendizagem, desenvolvimento e bem estar das crianças."

23 de mai. de 2014

Juazeiro do Norte sediou evento regional sobre educação inclusiva


O V Seminário Regional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade foi encerrado nesta sexta-feira em Juazeiro do Norte num clima de comemoração pelo êxito obtido no evento que durou uma semana e aconteceu no auditório do Verdes Vales Lazer Hotel. A programação foi bastante diversificada para não se tornar cansativa nestes cinco dias de atividades.
 

Foram shows, apresentações culturais, palestras, oficinas, mesas redondas e bastante interatividade entre os participantes. A realização foi uma parceria entre a Secretaria de Educação de Juazeiro e a Universidade Patativa do Assaré (UPA), reunindo gestores e professores dos 53 municípios que formam o Pólo Juazeiro do Norte.
 

Coube ao Secretário de Educação, Geraldo Alves Silva, agradecer o trabalho desenvolvido pela UPA durante o evento e o empenho do próprio pessoal da SEDUC durante a semana inteira, bem como o apoio concedido pelo prefeito Raimundo Macedo. Segundo a Coordenadora da Educação Inclusiva da SEDUC, Solange Machado de Matos, o objetivo maior foi o fortalecimento das políticas públicas neste setor.
 

Como definiu, a inclusão com afetividade se constitui num imenso caminho para as conquistas. Ela aproveitou para apresentar as experiências pedagógicas do município de Juazeiro do Norte quanto à educação inclusiva. Por fim, Solange destacou a importância da iniciativa e manifestou sua satisfação diante da participação efetiva de todos durante o seminário.


22 de mai. de 2014

SEDUC publica edital de chamada pública para Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado


SEDUC publica edital de Chamada Publica 2014 para Coordenador do Programa Brasil Alfabetizado

Professores de português do ensino fundamental participam de oficina


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu na terça-feira, 20, uma oficina de gramática voltada aos professores do ensino Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano. Cerca de 150 profissionais participaram do momento e cada um desses foi presenteado pela SEDUC com uma gramática da editora FTD.



Na ocasião, o Secretário de Educação, Geraldo Alves, falou do objetivo da Seduc de subsidiar os professores com esse material. Finalizando suas palavras, desejou que aproveitassem o momento. Em seguida, passou à palavra a coordenadoria pedagógica da SEDUC para que fosse informado aos presentes que cerca de 2.400 gramáticas serão distribuídas nas 43 unidades de ensino do fundamental II, de acordo com o número de alunos de cada unidade, para que fiquem a disposição dos mesmos.


Na noite desse mesmo dia, a oficina foi realizada na Biblioteca Pública Municipal contemplando agora 70 professores do segmento III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na oportunidade, os professores também receberam a gramática.

20 de mai. de 2014

Gestores e professores participam do V Seminário Regional de Educação Inclusiva



O V Seminário Regional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que traz como tema a "Inclusão com afetividade, um caminho para conquista", teve início na segunda-feira (19). O evento está sendo realizado no Verdes Vales Lazer Hotel, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Patativa do Assaré (UPA), e prossegue até a próxima sexta-feira (23). Esse encontro é voltado aos gestores e professores do Polo, que é Juazeiro do Norte, e dos 53 municípios de abrangência pertencentes ao Programa Direito à Diversidade.
 

Na ocasião, o Secretário de Educação, Geraldo Alves, deu boas-vindas aos presentes agradecendo a presença de todos e, ressaltando a importância do evento pela seriedade e pelo compromisso que todos têm pela real inclusão e por discutir esse tema, lembrou que este permitirá ainda uma troca de experiências entre os municípios. Em seguida, o Prefeito Raimundo Macedo, que também prestigiou o evento, fez uso da palavra falando da felicidade em participar deste. Em suas considerações, afirmou ainda que a educação é à base de todas as outras atividades e que é através dela que se adquire o conhecimento. Por fim, desejou muito sucesso nos próximos quatro dias de aprendizado.

16 de mai. de 2014

Educadores físicos do município irão elaborar projetos para o programa "Atleta na Escola"


A Assessoria de Programas e Projetos Educacionais, da Secretaria de Educação (Seduc) realizou reunião com gestores e professores de Educação Física das escolas públicas municipais. Essa, que aconteceu na Biblioteca Pública Municipal, teve como objetivo orientar e estimular os profissionais a respeito da participação dos alunos no Programa "Atleta na Escola".

Na ocasião, os professores foram orientados a elaborar um plano de trabalho dentro da proposta curricular da unidade de ensino, desenvolvendo assim, as etapas do Programa. Por meio desse, os profissionais irão treinar os alunos-atletas de acordo com as modalidades escolhidas.

A assessora de programas e projetos educacionais da SEDUC, Marileide Macêdo, informou que as 42 unidades escolares do município que aderiram ao programa, aguardam apenas o repasse dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para iniciar suas atividades. Ainda de acordo com Marileide, esse ano, as modalidades de atletismo, judô e voleibol serão trabalhadas nas escolas do município.

Peteca promove dia "D" de Enfrentamento a Exploração Sexual

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na quinta-feira, 15, o dia “D” de Enfrentamento a Exploração Sexual. O evento faz parte da Semana de Enfrentamento à Violência Sexual”, que acontece de 12 a 18 desse mês, e que foi idealizado pela Coordenadoria Pedagógica e pela Coordenadora do Programa de Educação Contra a Exploração da Criança e do Adolescente (PETECA) da SEDUC, aconteceu na Praça Padre Cícero.

O momento contou com a distribuição de aproximadamente 200 livros paradidáticos e ainda com apresentações musical e teatral que contemplavam a temática. Essas foram desenvolvidas e apresentadas pelos alunos das escolas municipais Felipe Neri da Silva e José Geraldo da Cruz.

Na ocasião, Fátima Teixeira, Coordenadora Municipal do PETECA, convidou os presentes a participarem atentamente do momento e em continuidade, falou a respeito da exploração e do abuso sexual. A coordenadora destacou ainda a importância da ação conjunta que vem sendo desenvolvida pela Rede Interinstitucional de Juazeiro do Norte, composta pelas Secretarias Municipais de Educação (SEDUC), Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST) e Saúde (SESAU).





14 de mai. de 2014

Seduc aplica provas do PAIC

 
A Secretaria Municipal de Educação está aplicando as provas do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) nos 2º, 3º e 5º anos do ensino fundamental de todas as escolas pertencentes à rede municipal.  Estas iniciaram na manhã de ontem, 12, e prosseguem até a sexta-feira, 16.

Objetivando avaliar o desempenho e o nível de aprendizagem dos alunos em língua portuguesa e matemática, a aplicação é resultante de uma ação conjunta das coordenadorias do PAIC e do núcleo pedagógico da SEDUC. 

De acordo com dados apresentados pelas coordenadorias 346 turmas, sendo 269 da área urbana e 77 da rural, participaram desse momento.  E nestas, cerca de 8.900 alunos estão sendo avaliados.

Peteca participa da Semana de Combate a Exploração da Criança e do Adolescente


A Secretaria Municipal de Educação, através do Programa de Educação Contra a Exploração da Criança e Adolescente (PETECA), está realizando a “Semana de Enfrentamento à Violência Sexual”. Iniciada na última segunda-feira, 12, a ação prossegue até o próximo dia 16, objetivando vivenciar nas escolas atividades diversificadas que contemplam a temática.
Na programação constam explanações em salas de aula sobre exploração sexual, abordada como uma das piores formas de trabalho infantil, palestras informativas e de conscientização envolvendo alunos, pais e a comunidade escolar. Em culminância à semana, será realizado nesta quinta-feira (15), o dia “D” de combate a exploração sexual. Esse acontecerá na Praça Padre Cícero, onde os presentes serão convidados a participar do momento. A ocasião contará ainda com apresentações culturais, artísticas, exposição de trabalhos e distribuição de livros por meio da “Tenda dos Saberes”.

13 de mai. de 2014

Seduc conclui visitas às unidades de ensino e propõe pacto pela aprendizagem


A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) visitou as 65 unidades do ensino fundamental pertencentes à rede municipal. Os encontros, iniciados no dia 27 de março pela Escola Demóstenes Ratts Barbosa, objetivaram socializar os resultados preliminares do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) – 2013 e os índices de aprovação, reprovação, abandono e percentuais de alunos leitores e não leitores do município.
Como proposta de ação interventiva, a SEDUC propôs às unidades de ensino o “Pacto pela Aprendizagem”, que consiste em um plano de metas a ser desenvolvido durante o ano letivo de 2014, visando o alcance de melhores resultados na aprendizagem.


Durante as visitas, a equipe da SEDUC entregou ainda 22 placas de reconhecimento às escolas que atingiram o índice de proficiência desejável de alfabetização.

V Seminário Regional de Educação Inclusiva será realizado em Juazeiro do Norte

 
Em parceria com a Universidade Patativa do Assaré (UPA), a Secretaria de Educação (Seduc) promoverá o V Seminário Regional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O evento terá inicio no próximo dia 19, estendendo-se até o dia 23, no Verdes Vales Lazer Hotel.
Objetivando fortalecer a execução das políticas públicas da inclusão no âmbito municipal de educação, o encontro é voltado aos gestores e professores do Polo, que é Juazeiro do Norte, e dos municípios de abrangência pertencentes ao Programa Direito à Diversidade. Os participantes receberão certificados de 40 horas.
Deste, representantes dos 53 municípios seguintes estão convidados a participar: Abaiara, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barro, Barreira, Barbalha, Brejo Santo, Caririaçu, Crato, Cariús, Chaval, Cedro, Chorozinho, Farias Brito, Graça, Granjeiro, Guaramiranga, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Itaiçaba, Itaitinga, Jaguaribara, Jardim, Jati, Jijoca, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Moraújo, Nova Olinda, Orós, Pacoti, Palmácia, Penaforte, Pereiro, Potengi, Potiretama, Quixelô, Salitre, Santana do Cariri, São Benedito, São João do Jaguaribe, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre.

9 de mai. de 2014

Executivos escolares participam de mais uma etapa da formação


A Formação de Executivos Escolares, resultante de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), o Centro de Formação de Educação Básica (CEFEB) e o Conselho de Educação do Estado (CEE), finalizou mais uma etapa nessa quinta-feira, 08.  O curso é voltado aos gestores da rede pública municipal e vem sendo realizado no auditório da Escola de Ensino Profissional Professor Moreira de Sousa.
Ministrado pelo professor formador do CEFEB, Marcelo Nogueira, nessa etapa foi trabalhado o módulo: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
De acordo com a articuladora local da formação, Maria Loézia Duarte, o próximo encontro, previsto para acontecer no dia 20 do presente mês, contemplará apenas os cursistas que são diretores nos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Mauriti.

8 de mai. de 2014

SEDUC e Sistema Educacional Família e Escola realizam formação

 
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a editora SEFE (Sistema Educacional Família e Escola), realizou a I Formação voltada ao estudo dos livros didáticos pertencentes à coleção “Entrelinhas”.  Contemplando coordenadores pedagógicos e professores das turmas do Infantil III, IV e V, o encontro contou com a participação de 586 profissionais.  Esse foi realizado nos dias 06 e 07, na sede da Universidade Vale do Acaraú (UVA). 

Na ocasião, a equipe da SEFE apresentou o material e explicou a respeito da proposta didática que o contempla, assessorando ainda os professores em relação à utilização deste no direcionamento das atividades para as crianças.  Aos coordenadores, a editora ressaltou a importância do conhecimento dos seus recursos, da proposta de utilização e do planejamento, por parte da equipe gestora.