25 de jul. de 2014

SEDUC divulga classificados para Bolsa Social e promove seminário do programa Alfabetização na Idade Certa


A Secretaria de Educação divulgou nesta sexta-feira a relação dos classificados para o programa Bolsa Social. Antes, na quinta-feira, promoveu o I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Memorial Padre Cícero, com a participação de 280 professores do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. O tema foi “Educação Inclusiva” em torno do qual houve apresentações culturais e artísticas como do Coral de Libras dos alunos da Escola Tabelião Expedito Pereira e a peça teatral “No Reino de Quincuncá – A inclusão chegou para ficar”.



A coordenadora local do Programa, Maria Claudenice Siqueira, apresentou as orientadoras de estudo e a sistemática de trabalho desenvolvida durante o ano passado, aproveitando ainda para falar a respeito do histórico do PNAIC e a situação atual deste em Juazeiro. Por fim, uma mesa redonda com perguntas sobre o trabalho desenvolvido nas salas de Atendimento Educacional Especializado foi realizada, contando com a participação de representantes da SEDUC e professores das escolas Municipais.



BOLSA SOCIAL – Por outro lado, a relação dos classificados no Programa Bolsa Social 2014.2, para a concessão de desconto de 50% na Faculdade Leão Sampaio, foi divulgada na manhã desta sexta no blog: http://seducjuazeirodonorte.blogspot.com.br. As matriculas estão sendo feitas até este sábado na Faculdade Leão Sampaio - Unidade de Ensino Crajubar, que funciona na Avenida Padre Cícero, 2830 (Bairro Triângulo) em Juazeiro.



Os aprovados devem apresentar originais e xérox da Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado e Histórico Escolar de Ensino Médio ou Estudos Equivalentes, Título de Eleitor (para maiores de 18 anos), prova de quitação com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos e sexo masculino), CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 recentes e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado pelo candidato e pelo fiador.

SEDUC e Faculdade Leão Sampaio convoca os aprovados do Vestibular Programa Bolsa Social 2014.2 para realizarem sua matrícula na Secretaria da Faculdade Leão Sampaio, nos dias 25 e 26 de julho de 2014, nos horários das 08h às 12h. e das 14:30 às 18:30.

SEDUC e Faculdade Leão Sampaio convoca os aprovados do Vestibular Programa Bolsa Social 2014.2 para realizarem sua matrícula na Secretaria da Faculdade Leão Sampaio, nos dias 25 e 26 de julho de 2014, nos horários das 08h às 12h. e das 14:30 às 18:30.



10 de jul. de 2014

Seduc faz reunião sobre início do segundo semestre letivo


A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) promoveu uma reunião com o Núcleo Gestor de todas as instituições de ensino pertencentes à rede municipal. O encontro foi idealizado para que a equipe da SEDUC repassasse os informes necessários referentes ao semestre letivo que se inicia na próxima segunda-feira, 14.

Na ocasião, o Secretário de Educação, Geraldo Alves, fez suas considerações, discorrendo ainda sobre as prioridades da secretaria e, por fim, apresentou as ações que estão sendo realizadas pelos diversos setores desta. 


O encontro, que aconteceu no auditório da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), foi realizado nos últimos dias 8 e 9. No primeiro dia foram contemplados 118 Gestores da Zona Urbana e no segundo, 111 da Zona Rural e da Educação Infantil.



8 de jul. de 2014

CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSELHOS ESCOLARES

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual - Instituto UFC Virtual (IUVI), em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares (PNFCE), está com as inscrições abertas ATÉ O PRÓXIMO DIA 15 DE JULHO para a seleção da segunda turma do Curso de Extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares - Fase I e II, em nível de Extensão Universitária no ano de 2014. 
A formação continuada em Conselhos Escolares faz parte das ações do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares no ano de 2014, promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A proposta de capacitação tem como principal objetivo promover ações direcionadas aos Conselhos Escolares para formação e atualização dos conhecimentos necessários à implementação e consolidação do Programa.
Nesta perspectiva, a ação de capacitação está de acordo com as estratégias da Secretaria de Educação Básica e se faz necessária para o alcance dos resultados esperados com a consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares.  
São objetivos do curso capacitar técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, de forma a contribuir para a efetiva participação dos profissionais da educação e da comunidade na gestão escolar e para a melhoria da qualidade social da educação básica ofertada nas escolas públicas; promover a gestão democrática na Escola; estimular os Conselhos Escolares a realizarem um projeto político-pedagógico no âmbito da escola, de forma coletiva e em consonância com o processo de democratização da sociedade; capacitar os Conselheiros Escolares dando-lhes os conhecimentos necessários para a atuação efetiva; estimular a integração entre os Conselhos Escolares; e, oferecer os conhecimentos necessários para a qualificação dos trabalhadores das secretarias municipais e estaduais de educação para atuarem como multiplicadores do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
O curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares destina-se aos (às) profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, Centros Regionais de Educação e/ou Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO.
O candidato deve ter disponibilidade de acesso à internet, preferencialmente em banda larga, bem como saber utilizar as ferramentas de informação e comunicação, tais como editores de texto, correio eletrônico, fóruns e listas de discussão, bate-papos, entre outras, e estar disposto a trabalhar em grupo de forma colaborativa, possuir tempo disponível, de no mínimo 10 horas semanais, para dedicar-se às atividades à distância.
Serão ofertadas 520 (Quinhentas e vinte) vagas para profissionais técnicos (as) distribuídos (as) entre as Secretarias Estaduais de Educação e as Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO. Para o Estado do Ceará serão disponibilizadas 46 para a Fase I do Curso e 46 para a Fase II, totalizando 92 vagas.
Cada fase do curso é independente e tem duração de 100 (cem) horas, divididas em 5 (cinco) meses. Serão abordados os conteúdos dos cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).
Nestas normas cada candidato pode se inscrever em apenas uma das FASES, que deve ser escolhida no ato do preenchimento do formulário de inscrição eletrônica. Cada fase tem duração de 100 horas/6 meses

Observação sobre a FASE II: Os cursistas que já concluíram o curso da FASE I e que estiverem se inscrevendo para realizarem a FASE II, poderão solicitar ao final das duas fases do curso uma certificação integrada e unificada de 200 horas, que corresponde ao somatório total das duas fases, mesmo que tenha feito a FASE I por outra Universidade. Para requisitar tal certificado de 200 horas será necessária a comprovação da aprovação nas FASES I e II. 


As Inscrições estarão abertas até o próximo dia 15 de julho de 2014 no site: http://www.conselhoescolar.virtual.ufc.br/, onde vocês encontram maiores informações.

2 de jul. de 2014

Juazeiro do Norte promove encontro para apresentação do Curso de Formação para Conselheiros Escolares que terá início previsto para Agosto



A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará, nos meses de agosto e setembro irá oferecer o Curso de Formação para Conselheiros Escolares, com o objetivo de capacitar os integrantes dos Conselhos Escolares das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. Podem participar representantes do Núcleo Gestor, estudantes, pais, professores, profissionais da educação e pessoas da comunidade local. Os conselheiros têm funções deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora para garantir a gestão democrática e a qualidade da educação nas escolas públicas. Cada instituição de ensino estabelece as regras para eleger, de forma transparente e democrática, os integrantes do Conselho Escolar. Nas próximas turmas participarão do curso, as escolas:

Educação Infantil: 

CEI’s: 

Ana Amélia Bezerra;
Dra. Zilda Arns;

EMEIs: 

Assunção Gonçalves;
Alayde de Andrade;
Joana Tertulina;
Madre Maria Vilac;
Odete Matos;
Getúlio Grangeiro;
Joaryvar Macedo;
José Perboyre Sampaio Sabiá;
Francisca Rodrigues da Silva;

Ensino Fundamental:

Cícera Germano Correia;
Demóstenes Ratts Barbosa;
Gov. Manoel de Castro Filho;
Irmã Iva;
José Marrocos;
Mário da Silva Bem;
Pref. José Monteiro de Macedo;
Profª. Maria Germano;
Tarcila Cruz Alencar;
Iva Emídio;
Antônio Correia;

O encontro para apresentação do Curso para as escolas participantes acontecerá na próxima segunda-feira, dia 07 de julho, as 15 horas,  no auditório do Centro de Pastoral Monsenhor Antônio Onofre de Alencar, na Rua São Francisco, s/nº, Bairro São Miguel (ao lado da Igreja Nossa Senhora de Lourdes) e contará com a presença da Professora Acilana Alencar Neta, Articuladora do Curso na nossa Região. Maiores Informações: Prof. Laercio Mendonça - Assessoria de Articulação e Gestão, Secretaria Municipal de Educação, Rua 15 de Novembro, s/nº, 1º Andar, Bairro são Miguel, Tel: (88) 35115407 / (88) 8875.6530.