29 de mai. de 2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE ENCONTRO DE LITERATURA INFANTIL EM JUAZEIRO


Na tarde da última terça-feira, 26, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) reuniu os núcleos gestores e professores do ensino infantil IV e V para o 1º Encontro do eixo de Literatura Infantil. O evento aconteceu no teatro SESC Patativa do Assaré, contando com a participação de 200 profissionais.

De acordo com Lucélia da Costa Sampaio, gerente pedagógica do infantil, esse eixo objetiva assegurar o direito da criança ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social, com o acesso à literatura infantil, promovendo a aquisição, a distribuição e a dinamização de acervos.

A programação incluiu contação de histórias e palestra a respeito da importância da leitura na educação infantil. Por fim, todos os professores receberam as coleções de livros paradidáticos do Projeto Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O material consta de histórias a serem trabalhadas em sala e em projetos realizados pelos docentes junto às crianças, promovendo assim a ampliação de experiências narrativas e a interação com a linguagem oral e escrita.





























EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO DA EJA JUNTO AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL



A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu mais um encontro com os professores da Rede Municipal que atual na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trazendo como tema “A importância do livro didático na alfabetização de Jovens e Adultos”, a reunião aconteceu na noite de quarta-feira dia 27, contando com a presença dos 70 professores que atuam na modalidade.

Na ocasião, uma palestra foi proferida pelo assessor da editora Moderna e Tendência Consultoria, Roberto Santana, a respeito do livro didático que os docentes haviam recebido anteriormente. A Assessora da Educação de Jovens e Adultos, Francisca Vanda dos Santos, destacou a importância do momento para que os profissionais conheçam melhor o material e possam assim aprimorar suas práticas em sala de aula. Ela lembrou que a EJA em Juazeiro tem 2.214 alunos matriculados em 21 escolas do município, sendo 10 na área urbana e 11 na rural.

























Oficina do PETECA



Com o TEMA “Não ao Trabalho Infantil e Sim a Educação” Aconteceu a Vll Oficina do PETECA - Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente para coordenadores pedagógicos e professores.

O momento, que aconteceu na última sexta-feira, 22, na Faculdade de Juazeiro do Norte - (FJN), das 08h às 11h, e contou com uma palestra da delegada Suerda, sobre os Direitos Humanos, focando os direitos da criança e do adolescente

A coordenadora do PETECA, Fátima Teixeira, ressaltou o trabalho que estão sendo desenvolvidos pela equipe do Ensino Fundamental ll com apoio da coordenadora pedagógica da SEDUC, Arlete Silva, gerente Ireneide e todos os professores.

E no final do evento, a coordenadora Fátima Teixeira, entregou o material pedagógico para as escolas trabalharem o referido tema em sala de aula nas palestras com a comunidade escolar.







28 de mai. de 2015

FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES REGENTES E PROFESSORES DE GEOGRAFIA


A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) promoveu no dia 26, 27, e 29 formações de Matemática para os professores R 2 do 1º ao 4º ano, e no dia 28 formação de Geografia para professores do fundamenta II em parceria com Editora Moderna.

O encontro, ministrado pelas formadoras do PAIC/PNAIC da SEDUC, foi realizado no período da manhã e tarde, no Centro de Pastoral Monsenhor Antônio Onofre de Alencar, contou com a presença de cerca de 300 profissionais presentes nas reuniões.


Para a Gerente do PAIC/PNAIC, Joana D´arc, encontros como estes são de fundamental importância no sentido de apresentar aos profissionais as propostas pedagógicas de alfabetização referente aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. E, aproveitou o momento para entregar aos profissionais os cadernos de jogos e os cadernos do professor que foram adquiridos com recursos do município.