25 de set. de 2015

Seduc promove ações comemorativas ao Setembro Azul em Juazeiro




A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveu durante todo esse mês de setembro uma série de ações em homenagem à comunidade surda de Juazeiro do Norte. Com o objetivo de conscientizar a sociedade e garantir o respeito aos mesmos promovendo o reconhecimento das Línguas de Sinais, as atividades foram idealizadas pela assessoria de Educação Inclusiva, como parte integrante do movimento nacional intitulado “Setembro Azul”.
Solange Machado, assessora da Educação Inclusiva, destacou as atividades que foram promovidas nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a passeata em comemoração ao Dia Mundial do Surdo, celebrado no último dia 26, contando com a participação de professores, intérpretes de libras, alunos e ouvintes. Ela afirmou que a rede pública de ensino possui 15 escolas atendendo, com intérpretes, 26 alunos deficientes auditivos, e citou ainda o empenho da SEDUC no sentido de garantir o sonho destes alunos em ter uma unidade de ensino bilíngue no município.














Formação para professores de História e Estudo Regionais





A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) através da coordenação pedagógica II realizou no Centro Pastoral Monsenhor Onofre de Alencar no dia 24 de setembro, uma formação voltada aos professores de História e Estudo Regionais.

Essa formação teve como tema: O Ensino Afro-brasileiro e Indigenista, História, Cultura e Memória. E, foi ministrada pela professora Fátima Pinho.

O encontro teve como objetivo de discutir e conscientizar aos professores a importância da história Afro-brasileiro e Indigenista em cultura e memória.











24 de set. de 2015

49ª CONVOCATÓRIA – EDITAL 004/2015



Convocamos os candidatos aprovados e classificados na Seleção Pública para compor o Cadastro de Reserva de Professores para atender as necessidades temporárias das escolas da rede pública municipal de ensino no Ano Letivo de 2015, no Município de Juazeiro do Norte - Ceará, conforme Lista Classificatória - Edital n.º 004/2015 - SEDUC-JN, abaixo relacionados, para apresentar-se na Diretoria de Recursos Humanos da SEDUC-JN, na Rua 15 de Novembro, S/N, São Miguel, nos próximos dias 24 e 25 de setembro de 2015, no horário das 08:00h. às 11:00h. e das 14:00h. às 17:00h., munidos de duas cópias dos documentos abaixo citados, acompanhado dos originais ou autenticados e da Ficha Cadastral anexa, já preenchida pelo(a) servidor(a):


* Carteira de Identidade (RG);
* CPF;
* Carteira de Trabalho;
* PIS/PASEP;
* Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação da última eleição;
* Carteira de Reservista e/ou Certificado de Alistamento Militar, para pessoas do sexo masculino;
* Comprovante de Endereço;
* Certificado de Escolaridade que o habilite para a área em que foi classificado (a);
* Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze) anos; e,
* Cartão da Conta Corrente da Caixa Econômica Federal (CEF).



Educação promove formação voltada aos professores da EJA no município


Uma formação voltada aos professores Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) nos últimos dias 22 e 23. O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Municipal, com a participação de 57 profissionais que atuam nas 19 unidades de ensino nas quais funciona essa modalidade.
Abordando a temática da Leitura e da Escrita, a formação foi ministrada pela professora e formadora da Editora Moderna, Sandra Maria Costa Lima. Na ocasião, a Coleção de Livros Paradidáticos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) foi apresentada aos presentes.
A assessora da EJA em Juazeiro, Francisca Vanda dos Santos, ressaltou a importância do momento no sentido de auxiliar os professores nas suas práticas pedagógicas, principalmente na leitura e escrita dos alunos. Ela destacou ainda o empenho dos profissionais que compõem a EJA, buscando sempre garantir a qualidade do ensino, e ainda, obter a aprendizagem desejável alcançando o selo do Verde Escuro na educação.


















Professores de matemática participaram de formação promovido pela SEDUC.




A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) promoveu no dia 23 uma formação de Matemática para os professores do 4º e 5º ano da rede pública de ensino.

Encontro, ministrado pelas formadoras do PAIC+5 da SEDUC, foi realizado no período da manhã e tarde, no Centro de Pastoral Monsenhor Antônio Onofre de Alencar.

Para a formadora do PAIC+5 , Goretti Fernandes,  o objetivo do evento é realizar o planejamento de matemática do mês de outubro,  e de oferecer aos professores sugestões de práticas para favorecer principalmente os eixos de aprendizagem da matemática: espaços e formas, números e operações, grandezas e medidas e o tratamento da informação. 
















22 de set. de 2015

Educação Inclusiva realizou formação para professores do AEE



A Secretaria Municipal de Educação SEDUC- através da Educação Inclusiva promoveu na manhã desta terça-feira, 22, no EMEI Francisco Jacinto de Barros no bairro do PROURB. Uma formação Continuada para professores do AEE- Atendimento Educacional Especializado.

A formação teve como tema: “Estratégicas Lúdicas para o ensino dos alunos com deficiência”, e foi voltado para os professores especialistas das Salas de Recursos Multifuncionais - SRM.

A Assessora da Educação Inclusiva Solange Machado, ressalta a importância desse estudo que consiste numa intenção de saberes e as experiências do trabalho desenvolvido com as crianças e jovens com deficiência que estudam nas escolas do município de Juazeiro do Norte.










SEDUC promoveu a 3º formação do Eixo da Educação Infantil





A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) através do setor da Educação Infantil realizou no Centro Pastoral Monsenhor Onofre de Alencar nos dias 14, 16 e 18 de setembro, a 3º semana de formação do PAIC, voltada aos profissionais P2, os momentos contemplou cerca de140 profissionais.

A 3º formação do Eixo da Educação Infantil teve como tema: As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e as práticas pedagógicas envolvendo o trabalho com a linguagem verbal (oral e escrita).

De acordo com a gerente da Educação Infantil, Lucélia Sampaio, o objetivo desta formação, e, estudar as Orientações Curriculares para a Educação Infantil e conhecer a resolução nº 05 de 17/12/209 e, em específico o Artigo 9º e seus incisos (experiências) que compõem a proposta curricular da Educação Infantil.

Já a formadora do setor da Educação Infantil Kátia Morais, ressaltou o trabalho desenvolvido durante a semana de formação do Eixo da Educação Infantil. Ela considera o papel do professor muito importante no desenvolvimento do planejamento e experiências que envolvam as múltiplas linguagens, para a formação das bases necessárias para a aprendizagem da escrita e leituras pelas crianças.