22 de fev. de 2016

Secretarias de Saúde e Educação lançam plano de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Juazeiro


Em evento realizado na manhã desta segunda-feira, 22, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), as Secretarias Municipais de Saúde e Educação lançaram um plano de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A campanha será desenvolvida em torno do tema “Aeds nas escolas” e os trabalhos serão coordenados pelo Núcleo de Endemias, contemplando 35 unidades de ensino da rede municipal. O plano contará com o envolvimento de cerca de 600 profissionais, dentre estes, cerca de 350 alunos, além de professores, equipes de mobilização e agentes de endemias.
De acordo com o projeto, as escolas vão realizar mutirões nas comunidades, desenvolvendo atividades com agentes mirins, trabalhando ainda com o programa educação sobre o quintal de casa, fazendo com que a população se torne também multiplicadora, evitando que o mosquito se prolifere no município.
A Coordenadora do Núcleo de Endemias, Mascleide Feitosa, destacou a importância desse plano no sentido de conscientizar a população a declarar guerra ao mosquito. Ela lembrou também que é fundamental que as crianças já cresçam com essa consciência.
Desde o último dia 13, o município vem intensificando as atividades educativas em relação à temática, dentro da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti.
















16 de fev. de 2016

Programa Brasil Alfabetizado lança edital com Chamada Pública. 2015 / 2016 - Para CADASTRO RESERVA.



A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) está realizando a chamada pública para a seleção de profissionais para formarem um cadastro de reserva no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) – 2015-2016, conforme Edital abaixo.


Com a presença do presidente do FNDE, Juazeiro do Norte se mobiliza para combate ao mosquito

Na manhã do último sábado, 13, o município de Juazeiro do Norte participou da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. O momento teve início na Praça Padre Cícero e, além de autoridades municipais, contou com a presença do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino, do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar, Deputado Federal Arnon Bezerra, e ainda, de Militares das Forças Armadas e de Agentes de Endemias.
Na ocasião, o Ministro destacou que é preciso fazer uma vigilância constante no combate ao mosquito e, neste sentido, afirmou que os agentes e os militares devem visitar residências, escolas e prédios públicos em busca de focos do transmissor da dengue, febre Chikungunya e do Zika Vírus. Ele destacou ainda o engajamento da equipe de Juazeiro, que realizará um trabalho de conscientização por meio de panfletagem e visitação nas casas e logradouros públicos.
Já o Prefeito Municipal, Raimundo Macedo, destacou que a Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMAJU) e as Secretarias Municipais de Infraestrutura (SEINFRA) e Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), além da Associação dos Recicladores, também vão apoiar a mobilização, trabalhando em conjunto durante todo esse mês de fevereiro. 
Naquele sábado, o Presidente do (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar, juntamente com o Prefeito Raimundo Macedo, Secretário de Educação de Juazeiro, Prof. Antonio Ferreira visitaram as escolas Tiradentes e João Alencar de Figueiredo para informar a estudantes e professores a respeito sobre o mutirão.
Para Idilvan Alencar, a equipe da SEDUC tem um exército muito grande chamado escola, na há força maior do que a da comunidade escolar em um processo de mobilização como esse. O combate ao mosquito Aedes Aegypti, finalizou o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).























12 de fev. de 2016

SEDUC-JN Divulga Edital com Resultado Final da Chamada Pública. 2015 / 2016 para o Programa Brasil Alfabetizado.

 

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) divulga Edital com o Resultado Final da chamada pública para a seleção de profissionais para atuarem no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) – 2015-2016, pelo tempo determinado de oito meses.

11 de fev. de 2016

SEDUC promove mais uma formação do PNAIC para professores da rede municipal de ensino


A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou nos dias 04 e 05 deste, a 2º formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

As formações aconteceram no Centro Pastoral Monsenhor Onofre de Alencar, voltado aos professores dos 1,2 e 3º anos da rede municipal de ensino.

Os encontros foram ministrados pelas formadoras do PNAIC da SEDUC, e teve como objetivo de subsidiar os nossos professores alfabetizadores, para que possam complementar os seus conceitos de criança e infância e sua pluralização, compreende-os enquanto produtos das relações socioculturais e refletir como direto de aprendizagem de todos.


















4 de fev. de 2016

SEDUC promove 4º oficina em torno das memórias e do patrimônio cultural do Ceará



A quarta edição da oficina de jogos pedagógicos, voltados às memórias e ao patrimônio cultural do Ceará foi realizada nesta quinta feira, 04, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), em torno da temática “Descobrindo o Ceará”.


Com o objetivo de disseminar conhecimentos junto aos docentes e discentes a acerca da cultura material, imaterial e humana, como também dos vultos históricos que compõem o patrimônio cultural do estado, o momento foi ministrado pelas facilitadoras, Brígida de Sousa Bezerra e Flaíth Bezerra Salles Xavier.