Mapa do Site

12 de abr. de 2013

Secretaria de Educação adere e implanta o Projeto Professor Diretor de Turma - PDDT



A adesão do município de Juazeiro do Norte ao Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT é mais uma garantia da aprendizagem dos alunos por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa - (PAIC). Inicialmente serão implantadas em 07(sete) unidades escolares atendendo a 1.112 alunos do 6º ano das refereridas escolas:

EEF João Alencar de Figueiredo
EEF Zila Belem 
EEF Mário da Silva Bem 
EEF Gov. Manoel de Castro Filho
EEF Dr. Edvard Teixeira Férrer
EEF Tab. Expedito Pereira
EEF Pref. Mozart Cardoso

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a CREDE 19, terá o compromisso de oferecer suporte logístico à implantação e implementação do Projeto nas escolas municipais, além de mobilizar as ações para distribuição de instrumentais e material para a construção dos dossiês.

 O projeto traz os seguintes objetivos:
  • Favorecer a articulação entre professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho;
  • Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso na aprendizagem;
  • Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.
FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA:
1. JUNTO AOS ALUNOS:
  • Conhecer o aluno em toda a sua dimensão;
  • Orientar o estudante de maneira personalizada;
  • Contribuir para uma maior adequação do plano de estudos;
  • Observar os comportamentos em situações coletivas;
  • Conhecer os interesses, atitudes, valores e hábitos de trabalho;
  • Promover uma correta integração do aluno na vida escolar;
  • Proporcionar um clima de liberdade que facilite a adaptação social, física e intelectual do aluno;
  • Ofertar, quando possível, atividades extracurriculares;
  • Ser o elo entre escola e família.
  2JUNTO AOS PROFESSORES DA TURMA: 
  • Fornecer informações sobre a turma.
  • Caracterizar a turma.
  • Discutir e definir, com os professores, estratégias de ensino-aprendizagem.
  • Promover o trabalho de equipe entre os professores.
  • Favorecer a coordenação interdisciplinar.
  • Recolher/fornecer informações sobre a assiduidade/ comportamento/aproveitamento.
  • Analisar problemas dos alunos.
  • Coordenar relações interpessoais e intergrupais.
  • Promover a relação escola-comunidade.
  • Elaborar propostas de apoio pedagógico.
  • Propor/debater formas de atuação entre escola/pais.

3JUNTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS 

  • Informar aos Pais ou Responsáveis acerca do andamento do seu educando.
  • Comunicar-lhes o dia e a hora de atendimento semanal.
  • Fornecer-lhes, com regularidade, informações sobre a assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar dos alunos.
  • Fazer reuniões com os pais/responsáveis: uma no início do ano escolar e uma para cada entrega de avaliação bimestral do aluno.
  • Orientar o acompanhamento dos educandos.
  • Realizar as atividades educativas pais/alunos/professores da turma.
  • Propor formas de atuação para uma relação mais estreita família/ escola.
 FUNÇÕES DOS DEMAIS PROFESSORES:
  • Entregar a coleta de informação antes do final de cada bimestre para os diretores de turma;
  • Participar das reuniões (diagnóstica e bimestrais);
  • Manter o mapeamento na sua sala;
  • Entregar as notas e faltas a cada período aos diretores de turma;
  • Apoiar nos trabalhos dos diretores de turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário