12 de dez. de 2013

Seduc e Senac recebem até sexta-feira inscrições para curso de cuidadores


A Secretaria de Educação do Município (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) estão com inscrições abertas até sexta-feira (13) para o curso de profissionais de apoio (cuidadores). As inscrições estão sendo realizadas na sala de educação inclusiva da Seduc, nos seguintes horários: de 7h30min à 11h30min e de 13h30min a 17 horas.
O curso, que será realizando em dois momentos, estando o primeiro previsto para iniciar em fevereiro e o segundo em maio de 2014, tem por objetivo qualificar os profissionais de apoio para acompanhar os alunos com deficiência matriculados nas escolas de educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino. Nestes, 20 vagas estão disponíveis para cada momento.
Solange Machado, diretora da Educação Inclusiva da Seduc, lembra que esta parceria já obteve êxito neste ano de 2013, quando 40 cuidadores participaram de formações semelhantes e, cerca de 25 destes, foram posteriormente contratados pelo município. Solange informa ainda que os participantes vão receber certificados correspondendo a 120 horas-aula.

11 de dez. de 2013

Concluídas a 7ª e 8ª Etapas da Formação Continuada



A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou a 7ª e 8ª Etapas da Formação Continuada voltada aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) lotados nas salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Estas, que se configuram como as duas últimas etapas do ano, trouxeram como tema a Avaliação de Alunos com Deficiência, e tratou assuntos referentes à Resolução Nº 436/2013 que fixa normas para a Educação Especial, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação, no âmbito do Sistema de Ensino do Estado do Ceará.
As formações da educação inclusiva acontecem semanalmente em Juazeiro do Norte. A partir de então, até que as formações sejam retomadas no inicio do ano que vem, os professores seguem em contato com equipe diretiva das escolas, professores das salas regulares e pais, nos próximos dias 13, 20 e 27, orientando-os em como avaliar e ainda, como devem ser preparados os relatórios desses alunos.
De acordo com Solange Machado, diretora da Educação Inclusiva da SEDUC, as formações tiveram como objetivo orientar, refletir e discutir como avaliar pedagogicamente o aluno com deficiência. Solange, ressaltando a importância dos temas trabalhados e dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais, lembra que as salas multifuncionais de Juazeiro do Norte atendem atualmente 362 alunos no contra turno escolar.


10 de dez. de 2013

Tenda Temática aborda Revolução de Juazeiro


A 4º edição da “Tenda dos Saberes” foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação  na Praça do Socorro, como parte integrante da programação alusiva ao Centenário da Revolução de Juazeiro – Início da guerra de 1914. Pela primeira vez a “Tenda dos Saberes” foi temática, tendo como o objetivo despertar nas crianças, jovens e comunidade em geral, o gosto por conhecer a história do município.
Na ocasião foram realizadas contação de histórias pela professora Eva Tavares da Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentações de cordel cantado pelo professor Edival Dias (SEDUC) com a participação de alunos das escolas Zila Belém, João Alencar de Figueiredo e Monsenhor Joviniano Barreto, exposição de imagens e fotos antigas do município, e ainda, distribuição de livros paradidáticos, cordéis, pirulitos e pipocas.
Arlete Silva, coordenadora pedagógica da SEDUC, informou que, na ocasião, cerca de 250 livros paradidáticos e 250 cordéis voltados ao tema foram distribuídos com a população. Os cordéis foram fruto de uma parceria firmada entre a SEDUC e a Editora IMEPH.










9 de dez. de 2013

Juazeiro do Norte celebra Sedição de Juazeiro


Juazeiro do Norte celebra nesta segunda-feira (9), o centenário da Sedição de Juazeiro, também conhecida por Guerra de 1914. A data de hoje (9/12) é o dia exato da tomada da delegacia pelas tropas revolucionárias.
Naquele ano, tropas da capital enviadas pelo interventor Franco Rabelo ocupavam Juazeiro desde setembro. O conflito iniciou-se após Juazeiro prestar solidariedade ao então governador deposto Nogueira Accioly. A deposição de Accioly estava articulada a um movimento nacional, liderado pelo presidente da República Hermes da Fonseca, que visava diminuir o poder político dos coronéis.
Juazeiro acabou sendo um foco de resistência ao nome de Franco Rabelo, indicado pelo presidente.  Em defesa da cidade, a população edificou valados e trincheiras, chamados pelos romeiros de "Círculo da Mãe de Deus", conseguindo expulsar a tropa invasora. 
Para comemorar o centenário, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Cultura e Romaria (Secrom) realiza durante todo o dia uma vasta programação, que teve início com uma alvorada festiva em diversos pontos da cidade.
A programação seguiu ainda nesta manhã com  hasteamento das bandeiras do Brasil, do Ceará e do Município, seguido da solenidade de abertura feita pelo prefeito Raimundo Macedo. O professor e historiador Geová Magalhães Sobreira, presidente da comissão falou da gratidão e do reconhecimento a todos aqueles que deram suas vidas em defesa de Juazeiro diante das tropas de Franco Rabelo.
Em seguida, estudantes, professores, autoridades e convidados acompanharam o prefeito Raimundo Macedo numa caminhada até a Basílica Menor de Nossas Senhora das Dores, onde foi celebrada uma Missa de Ação de Graças.
Nesta tarde de segunda-feira, às 17 horas, a Secretaria de Educação realiza mais uma edição do Projeto Tenda dos Saberes, na Praça do Socorro e às 18 horas haverá exibição do filme "Nordestes Emergentes Estação Cariri", na Praça Padre Cícero.




Seduc incentiva visitas de alunos às escolas profissionalizantes



A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte está promovendo visita dos alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino às seguintes Escolas Estaduais de Educação Profissional: Raimundo Saraiva Coelho, Aderson Borges de Carvalho e Professor Moreira de Sousa. As visitas foram iniciadas nesta sexta-feira, 06, pela Raimundo Saraiva Coelho, que recebeu a visita de aproximadamente 400 alunos.
Nesta primeira visita, os alunos da escola profissional apresentaram a estrutura aos alunos visitantes, assim como a dinâmica e a rotina da unidade de ensino. Na ocasião, o Secretário de Educação, Geraldo Alves, fez uso da palavra e ressaltou a importância do momento e do trabalho que as escolas de Ensino Profissional estão realizando no Estado Ceará, ao mesmo em que agradeceu a equipe de Gestão da SEDUC e a CREDE 19 por pensaram essas visitas.
Segundo Zenira de Macêdo, coordenadora de planejamento e gestão, as visitas são parte integrante do projeto desta secretaria intitulado “Nossos alunos com os pés no Ensino Médio, rumo à profissionalização!”, que tem como objetivo incentivar os alunos a buscarem mais conhecimento, não os deixando desestimular ao termino do ensino fundamental, motivando-os a continuar os estudos. Os alunos que tiverem interesse em ingressar nas escolas profissionalizantes, a equipe da SEDUC irá providenciar que isso ocorra e os que não tiverem esse interesse, a equipe irá assegurar suas vagas nas escolas regulares.
De 16 a 19 do presente mês as visitas serão retomadas nas outras duas escolas. A expectativa da SEDUC é que, mais de 1.600 alunos da área urbana e rural participem dessas visitas.






5 de dez. de 2013

Seduc divulga nova data da aplicação do SPAECE

A Secretaria Municipal de Educação modificou a data da aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Para atender ao novo calendário do Conselho Regional da Educação a Crede 19, programou a segunda-feira (9) como a nova data. A aplicação segue até o próximo dia 12. Anteriormente, as datas reservadas eram de 2 a 5 de dezembro.
As avaliações visam avaliar as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental, do 2º, 5º e 9º, em língua portuguesa e matemática, identificando o nível de proficiência e ainda, a evolução do desempenho destes.
Arlete Silva, coordenadora pedagógica da SEDUC, lembra que esse é um momento de avaliar o trabalho pedagógico como um todo, tendo como foco principal assegurar a melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino. Por essa razão, ressalta a importância do envolvimento e empenho de todo o núcleo gestor.

Seminário discute Pacto Nacional pela Alfabetização



Profissionais da Secretaria Municipal de Educação estiveram reunidos em um seminário para discutir o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento aconteceu no auditório do Memorial Padre Cícero contando com a participação de 350 professores.
A programação contou com palestras proferidas pelas professoras Cristina Andrade e Soderlania Oliveira, trazendo como tema, respectivamente: Alfabetização da criança com baixa visão e Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Na ocasião, foram ainda realizadas contação de histórias.
Claudenice Siqueira, gerente municipal do PAIC/PNAIC, informou que o seminário teve como objetivo instrumentalizar os professores dentro da metodologia do PNAIC, visando desenvolver na sala de aula tudo que foi vivenciado durante as formações.
Claudenice, lembrando que o PNAIC é uma ação que objetiva alfabetizar crianças nos primeiros anos de sua escolarização, ressaltou a importância do momento e do empenho e compromisso de todos.




3 de dez. de 2013

Educação promove oficina para professores e educadores pedagógicos


Voltada para professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, a Secretaria de Educação do Município promoveu uma “Oficina de Criação de brinquedos reciclados”. 
As oficinas foram realizadas, subdivididas, em quatro polos: Escola Ana Amélia Bezerra de Menezes e Sousa, Escola Padre Cícero, Escola Alayde Oliveira de Andrade e Escola Professora Francisca Pereira de Matos, e contou com a participação de 293 profissionais.
Segundo Fátima Araújo, diretora de Ensino Infantil da SEDUC, o momento foi realizado com o objetivo de resgatar o trabalho com jogos e brinquedos utilizando materiais reciclados, e ainda, de despertar nas crianças o interesse pelo meio ambiente.

Após essa oficina, os professores agora irão confeccionar brinquedos com as crianças nas salas de aula e, ainda no mês de dezembro, em data a ser definida, uma exposição será realizada na Praça Desembargador Juvêncio Santana (próxima a secretaria de educação do município) com todos esses trabalhos.








2 de dez. de 2013

SEDUC promove palestra com o tema: "Educação Infantil na Perspectiva da Inclusão"


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou uma reunião com professores e coordenadores pedagógicos pertencentes à Educação Infantil do Município, com o objetivo de repassá-los informações referentes à Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O momento, realizado no auditório EEEP Professor Moreira de Sousa, foi idealizado pela equipe de Educação Infantil e realizado em parceria com o setor de Educação inclusiva desta secretaria. 
Nesta, uma palestra foi proferida a respeito do tema: “Educação Infantil na perspectiva da inclusão.” Os profissionais da SEDUC ressaltaram a importância de ações que devem ser desenvolvidas para garantir o processo de inclusão nas salas de aula.  Segundo Fátima Araújo, Diretora de Ensino Infantil da SEDUC, da ocasião participaram 295 profissionais. 
Para o Secretário da pasta Geraldo Alves, é de extrema necessidade que momentos como este, aconteçam como forma de priorizar ainda mais a educação no sentido mais abrangente da palavra no nosso município.







29 de nov. de 2013

SEDUC quer reunião mensal dos diretores de escolas para compartilhar experiências


A Secretaria de Educação de Juazeiro anunciou a pretensão de reunir todos os meses os diretores de escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de debater idéias e trocar experiências de gestão. A decisão foi comunicada pelo Secretário Geraldo Alves no encontro desta sexta-feira na Escola João Alencar de Figueiredo acrescentando que o prefeito Raimundo Macedo quer estar presente sempre que possível. A proposta da SEDUC é tornar as reuniões itinerantes percorrendo as diversas escolas.
Em cada encontro um debate sobre o trabalho desenvolvido pelos colegas, exposição das experiências postas em prática nas unidades de ensino e o aprimoramento das idéias. Na reunião desta sexta-feira a conversa girou em torno das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), o próprio gerenciamento das escolas e a reestruturação do calendário escolar. Raimundão almeja um trabalho integrado dos diretores.







28 de nov. de 2013

Seduc reúne diretores, coordenadores escolares para o "Mais Educação"


A Secretaria Municipal de Educação está realizando reuniões, divididas em três etapas, que têm como pauta o Programa Mais Educação. O público-alvo destas reuniões são diretores, coordenadores do programa nas escolas e presidentes da Associação de Pais e Comunitários (APC).
As reuniões se estendem até a sexta-feira (29). O primeiro dia foi voltado as oito escolas onde já funcionava o programa. Do segundo dia, que acontece nesta quinta-feira (28), participam  28 escolas da área urbana. E no terceiro dia (sexta-29),  às 23 da área rural irão receber o programa e terão suas atividades iniciadas na próxima segunda-feira, 02.
Durante o evento são repassadas informações referentes aos recursos, que são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e já estão disponíveis na conta das escolas. Também são repassadas informações às escolas que aderiram ao programa a respeito de como é o seu funcionamento, sua metodologia, o que será utilizado, as atividades que serão desenvolvidas pelas escolas, e demais informações referentes ao programa.
Segundo Marileide Macedo, Diretora de Programas e Projetos Educacionais da SEDUC, Juazeiro do Norte totaliza agora 59 escolas contempladas com o “Mais Educação”, contando com 279 monitores que irão desenvolver atividades optativas, como acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, meio ambiente, dentre outras.
O programa constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.