O 1º Encontro do Grêmio Estudantil foi promovido na manhã desta segunda-feira diante da proposta da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte em fortalecer os grêmios estudantis no município. Participaram mais de 70 pessoas dentre representantes gremistas, articuladores de gestão, diretores e líderes de salas das unidades de ensino, tanto da área urbana quanto rural.
Segundo a Coordenadora de Planejamento e Gestão, Zenira de Macêdo, a SEDUC quer que os integrantes de grêmios atuem de forma mais participativa na gestão das escolas municipais estando mais presentes nas decisões e elaboração de projetos dos estabelecimentos de ensino. Ela destaca a importância de uma boa harmonia e maior interação entre os gremistas e as direções das escolas já que representam o pensamento dos alunos.
O ponto de partida pode ser, por exemplo, o combate à violência e a própria evasão escolar. No encontro foi apresentado o processo para implantação do grêmio nas escolas que não possuem, explicado como organizar as eleições e o estatuto do mesmo. A reunião foi das mais participativas com os alunos gremistas compartilhando suas idéias e experiências junto aos presentes. O próximo encontro foi agendado para o mês de Janeiro, quando serão iniciadas as capacitações para os gremistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário