28 de mar. de 2013
Secretaria de Educação realiza Via Sacra
A Secretaria de Educação se mobilizou nessa quarta-feira, 27, a partir das 15 horas, em um momento espiritualidade vivenciando a Via Sacra, num momento de piedade e reflexão buscando o entendimento para a paixão e ressurreição de Jesus Cristo.
Desta, participaram técnicos, coordenadoria e gabinete da Secretaria Municipal de Educação.
27 de mar. de 2013
Programa Formação pela Escola promove encontro presencial do Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola
Diretora de Programas e Projetos da SEDUC-JN, Teresa Siqueira e cursistas |
A Diretora de Programas e Projetos Teresa Siqueira agradeceu a presença e participação dos cursistas, e esclareceu que o Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas do programas do FNDE.
Na ocasião, as tutoras municipais – Professoras Ana Maria Soares e Lucilene Alencar ministraram o Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
No primeiro momento a profª Ana Maria falou sobre Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação –FNDE e seu papel na educação deste país, em seguida sobre o Programa Formação Pela Escola e seu objetivo de não apenas divulgar os programas geridos pelo FNDE mais também sensibilizar toda sociedade da importância se fazer o controle social dos recursos públicos destinados a educação.
No segundo momento, as tutoras explanaram sobre os detalhes do Programa Dinheiro Direto na Escola, o qual consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.
O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
Finalizando o encontro presencial, as tutoras demonstraram a proposta de Educação à Distância (EAD) bem como fizeram uma explanação no ambiente de aprendizagem: a plataforma Moodle.
Tutoras Municipais do Programa Formaçao pela Escola: Lucilene Alencar e Ana Maria Soares |
Cursistas do Módulo PDDE do Programa Formação pela Escola |
25 de mar. de 2013
Educação Infantil lança projeto de incentivo à leitura
Projeto: Ler, Imaginar e Contar as Maravilhas da Leitura. SEDUC - Juazeiro do Norte |
A
equipe da Educação Infantil da Secretaria de Educação Juazeiro do Norte inicia projeto de incentivo à leitura através do Livro Paradidático. A
primeira etapa aconteceu com a escolha do título, no dia 7 de março de 2013. O projeto se intitulará “Ler, Imaginar e Contar as
Maravilhas da Leitura”, e será desenvolvido pelas Unidades Escolares.
22 de mar. de 2013
Acompanhamento das Escolas de Educação Infantil
Escolas de Educação Infantil de Juazeiro do Norte |
Durante a primeira semana de aulas do ano letivo de 2013, a equipe da Educação Infantil acolheu e acompanhou os gestores,
professores e as crianças nas escolas da Rede Municipal. Observou-se as escolas
com ambientes acolhedores e atrativos, bem como professores envolvidos com a
prática pedagógica. As escolas acompanhadas foram:
CEI ALAYDE OLIVEIRA DE ANDRADE
CEI ANA AMÉLIA BEZERRA DE MENEZES
SOUSA
EMEI PROF ª. FRANCISCA PEREIRA
MATOS
EMEI MARIA QUIRINO DA SILVA
CEI VEREADOR GETULIO GRANGEIRO
PEREIRA
EMEI MADRE MARIA VILAC
EMEI MARIA FRANCISCA DE SOUSA
EMEI ODETE MATOS DE ALENCAR
INSTITUTO MONSENHOR PEDRO ROCHA
EMEI PROF ª . ASSUNÇÃO GONÇALVES
EMEI JOARYVAR MACEDO
EMEI SANTA TEREZA
EMEI PROFª EDILEUZA RODRIGUES DA SILVA (CORAÇÃO DA MAMÃE)
EMEI MARIA RAIMUNA DOS ANJOS
EMEI PROFª MARIA LUIZA DANTAS
EMEI MARIA DO SOCORRO CRUZ
ASSOCIAÇÃO PREFEITO RAIMUNDO
MACEDO
EMEI ADALGISA GOMES DE FIGUEREDO
CEI DOM ANTÔNIO CAMPELO DE ARAGÃO – (CAIC)
EMEI PROF.ª NAIR SILVA
EMEI PROFª CÍCERA MARIA DOS SANTOS (LAR SÃO JOSÉ)
EMEI PROF.ª MARIA BEZERRA DE
MENEZES
EMEI ANTÔNIO VIEIRA
EMEI PADRE FRANCISCO JACINTO BARROS (PROURB)
EMEI JOSÉ PERBOYRE SAMPAIO SABIA
EMEI MARIA DAS DORES SILVA SANTOS
EMEI MONS. MANUEL CORREIA DE MACÊDO (IRMÃ NELY)
EEIF JOÃO ROMÃO DE SÁ BARRETO
EMEI JOANA TERTULINA DE JESUS
EMEI SANTA TEREZA
Fonte: Educação Infantil
Dia Internacional da Síndrome de Down
Palestra da Drª Ana Patrícia sobre: "Educação e Trabalho: direito de todos", na EEF Dr. Leão Sampaio |
Na tarde de ontem, dia 21 de março, em ocasião do dia Internacional da Síndrome de Down, aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Dr. Leão Sampaio uma palestra realizada pela Secretaria de Educação do município e idealizada e ministrada pela Dra. Ana Patrícia, (Odontóloga) e mãe de uma criança com Síndrome de Down. O tema da palestra foi: "Educação e Trabalho: Direito de todos".
Tema da Palestra |
O objetivo do encontro foi sensibilizar a população sobre os direitos inerentes aos portadores da Síndrome de Down e fortalecer a importância dos professores quanto multiplicadores junto às famílias, que teve como público-alvo os professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e também os das salas regulares.
Professores da Salas de Recursos Multifuncionais e Salas Regulares |
A palestra abordou:
- A importância do papel do educador, quanto multiplicador de informação, em contato direto com a família dos alunos com SD;
- A importância da aproximação e do conhecimento para a facilitação do trabalho de inclusão destes;
- O importante papel da inclusão social e cuidados com a saúde para a garantia de longevidade para a população com essa alteração genética;
- Enfatizou o quanto é necessário desmistificar informações inverídicas, tendo em vista que a SD não é uma doença, mas sim uma alteração genética;
- Quanto mais estimulada, incluída e saudável a pessoa for, melhor será o desenvolvimento e a qualidade de vida em qualquer idade;
- O estimulo à independência é muito importante para o aumento da expectativa de vida de pessoas com SD.
- Desde 2007 estão sendo realizadas reuniões anuais nos dias 21 de março - Internacional da Síndrome de Down.
- O dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado pelos países 193 países que compõem a ONU.
|
A Secretaria de Educação ainda não dispõe de números exatos referentes à quantos alunos com algum tipo de deficiência, ou especificamente com Síndrome de Down, estão matriculados nas Escolas Municipais de Juazeiro do Norte. Este levantamento ainda está sendo realizado.
Para saber:
Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) são espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
As SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE.
A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização.
O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Superintendência do Trabalho no CE confirma feriado no dia 25 de março
A Vila do Acarape, atual município de Redenção (foto), libertou os escravos um ano antes do Ceará |
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ratificou que todo empregado terá direito a repouso no próximo dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará e que foi decretado como feriado da data magna do Estado.
Na nota divulgada pela órgão, a SRTE diz que em obediência a legislação vigente "o feriado deve ser respeitado por empresas e repartições públicas".
Vale destacar que se não houver autorização em lei ou convenção coletiva, o trabalho em dias de feriados nacional ou religioso é vedado e, portanto, não há que se falar em acordo verbal para compensação de qualquer natureza ou pagamento em dobro, sofrendo a empresa penalidades previstas decorrentes do descumprimento da lei.
A Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011. No ano passado, no entanto, como o feriado caiu em um domingo, a data passou despercebida.
A escolha do dia 25 de março simboliza o pioneirismo do Ceará na liberação do seus escravos, que aconteceu no dia 25 de março de 1884, na cidade de Redenção.
Secretaria de Educação começa a formar para o Programa de Alfabetização na Idade Certa
21 de mar. de 2013
Juazeiro do Norte recebe Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação
Nos dias 20 e 21 de março, no auditório da Escola Moreira de Sousa, o município de Juazeiro do Norte sediou a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o Brasil.
As atividades de capacitação tiveram por objetivo orientar a atuação de voluntários com o intuito de fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola na cidade de Juazeiro do Norte.
As exposições sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foram conduzidas pelo representante da equipe do PMSE no Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos que contou com a participação de 60 profissionais da educação.
Um dos fundamentos do PMSE é o de que os esforços para garantir o direito à educação não podem ser apenas das escolas e das famílias. A concretização desse objetivo depende da articulação de uma rede de proteção integral em torno das crianças e dos adolescentes. O sistema educacional é parte indispensável dessa rede.
Para conhecer melhor a Mobilização Social pela Educação, acesse:
20 de mar. de 2013
Indicadores de Qualidade na Educação Infantil
Gestores e Técnicos da Educação Infantil de Juazeiro do Norte |
No dia 20 de março, a equipe da
Educação Infantil se reuniu com Diretores de 18 Unidades Escolares, para
orientações e discussões dos Indicadores
de Qualidade na Educação Infantil, com o objetivo de promover uma
autoavaliação da qualidade das instituições de Educação Infantil, por meio de
um processo participativo e aberto a toda comunidade.
Esta iniciativa contribui
com as Instituições no sentido de que encontrem seu próprio caminho na direção
de práticas educativas, respeitando os direitos fundamentais da criança.
Salientamos que esta ação é uma demanda do Plano de Ação Articuladas – PAR
O Encontro seguiu a seguinte
agenda:
14h
|
Acolhida
|
14h05
|
Vídeo
– Foco e Metas
|
14h15
|
Exposição:
Como utilizar os indicadores
|
15h
|
Café
pedagógico
|
15h10
|
Exposição/Dimensões:
1.
Planejamento Institucional
2.
Multiplicidade de experiências e linguagens
3.
Interações
4.
Promoção da Saúde
5.
Espaços, materiais e mobiliários
6.
Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais
7.
Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social
|
16h20
|
Plano
de Ação
|
16h40
|
Encerramento
|
Escolas
participantes do processo de Avaliação dos Indicadores de Qualidade na
Educação Infantil
|
|
01
|
EEF
Izaufran Moreira Freitas
|
02
|
EEIF
Antonio Saraiva de Oliveira
|
03
|
EEIF
Maria do Socorro Cardoso
|
04
|
EMEI
Afro Alves de Macena
|
05
|
EMEI
Antonio Isidro da Silva
|
06
|
EMEI
Antonio Vieira
|
07
|
EMEI
Enfermeira Maria dos Santos
|
08
|
EMEI
Joana Tertulina de Jesus
|
09
|
EMEI
Joaquim Alves Ribeiro
|
10
|
EMEI
Joaryvar Macedo
|
11
|
EMEI
José Perboyre Sampaio Sabiá
|
12
|
EMEI
Madre Maria Villac
|
13
|
EMEI
Maria das Dores Silva Santos
|
14
|
EMEI
Maria Dirciola Germano
|
15
|
EMEI
Maria do Socorro Cruz
|
16
|
EMEI
Maria Frutuoso Lopes da Silva
|
17
|
EMEI
Professora Chiquita Callou
|
18
|
EMEI
Vereador Getúlio Grangeiro Pereira
|
POR UM BRASIL ALFABETIZADO
A Secretaria Municipal de Educação divulga Chamada Pública do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), destinada à seleção de candidatos ao preenchimento de vagas para a prestação de atividade voluntária, por tempo determinado no Programa Brasil Alfabetizado, conforme Resolução CD/FNDE nº 44, de 05 de setembro de 2012.
19 de mar. de 2013
Prêmio Gestão Escolar 2013 abre inscrições
O Prêmio Gestão Escolar (PGE) tem por objetivo estimular a melhoria dos processos de gestão, em busca do cumprimento da função social das escolas públicas brasileiras: garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes.
Reflexões sobre a qualidade da gestão é frequente nas escolas. Gestores, professores, alunos, funcionários, pais e parceiros discutem o desempenho dos estudantes, as necessidades de infraestrutura ou as condições de trabalho dos professores e funcionários. Estamos satisfeitos com a nossa escola? Ela poderia ser melhor? O que podemos fazer para contribuir para a construção dessa escola? Qual a escola que queremos? Essas são algumas das perguntas frequentemente enunciadas pela comunidade escolar.
Reflexões sobre a qualidade da gestão é frequente nas escolas. Gestores, professores, alunos, funcionários, pais e parceiros discutem o desempenho dos estudantes, as necessidades de infraestrutura ou as condições de trabalho dos professores e funcionários. Estamos satisfeitos com a nossa escola? Ela poderia ser melhor? O que podemos fazer para contribuir para a construção dessa escola? Qual a escola que queremos? Essas são algumas das perguntas frequentemente enunciadas pela comunidade escolar.
O Prêmio propõe-se a colaborar na busca de respostas para essas questões. Os gestores são convidados a envolver equipe dirigente, professores, alunos, funcionários e a comunidade na avaliação da realidade escolar, tendo como ponto de partida a inscrição no PGE (disponível no endereço www.premiogestaoescolar.com.br). Trata-se de um instrumento que possibilita a elaboração de um diagnóstico da realidade, e pode auxiliar a lançar um olhar técnico e reflexivo sobre as práticas de gestão adotadas com vistas ao seu aprimoramento.
Por meio desse instrumento, é possível também reconhecer boas práticas, incentivar seu aprimoramento e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.
O cadastro dos gestores pode ser preenchido aos poucos (há opção de salvar a cada página) com o prazo de até 31/05/2013 para finalizar todo o processo.
Reunião Professores de Educação Físca
Na manhã de hoje, 18, acontecei na Secretaria Municipal de Educação uma reunião entre a Coordenadoria Pedagógica e professore de Educação Física do município com o intuito de replanejar e redimensionar a prática da Educação Física na Rede Municipal de Ensino. Nesta, foram discutidas e propostas referentes à matriz curricular e às condições de trabalho do docente da área.
18 de mar. de 2013
OBMEP: Notas às escolas da Rede Municipal de Ensino
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte informa às Escolas
Municipais que estão abertas até o dia 4 de Abril as inscrições
para a 9º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
– OBMEP. As escolas que ainda não fizeram a sua inscrição devem
acessar o link www.obmep.org.br
ou procurar a Secretaria de Educação o quanto antes para
realizá-la.
Mais
informações da OBMEP
- As inscrições iniciaram no dia 18 de Fevereiro deste ano e encerram dia 04 de Abril;
Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática
e revelar talentos na área.
Responsabilidade:
A 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas
Públicas (OBMEP
2013) é
uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
(IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e
promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação
(MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Características: A
9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP
2013) é
dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos
alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e
federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação
nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação
dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
Objetivos:
3.1. Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
3.2. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
3.3. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
3.4. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
3.5. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
3.6. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento
3.1. Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
3.2. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
3.3. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
3.4. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
3.5. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
3.6. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento
16 de mar. de 2013
Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promove reunião do Programa PETECA
Secretária de Educação Célia Viana reafirma compromisso para erradicação do trabalho infantil |
Na manhã
dessa quinta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Educação de
Juazeiro do Norte, através do Programa PETECA - Programa de Educação
contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente,
realizou uma reunião com o intuito de unificar forças e firmar
parcerias com secretarias municipais, órgãos e entidades do sistema
que visam também a garantia de direitos da criança e do
Adolescente, formando assim uma rede de trabalho integrado em defesa
destes.
A
reunião contou com a participação do Programa de Erradicação do
Trabalho Infantil (PETI), Projovem Trabalhador, Conselho Municipal
dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de
Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro
de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselhos
Tutelares, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST),
e Secretarias de esporte e Juventude e Cultura.
Na
reunião fora ressaltada a importância do PETECA, que tem como
objetivo trabalhar a prevenção contra a exploração do trabalho da
criança e do adolescente através da sensibilização de toda
comunidade escolar, e ainda, a grande importância da integração e
empenho dos parceiros que fortalecerão estas ações, fiscalizando,
acompanhando e complementando os trabalhos iniciados nas escolas.
Todos os participantes firmaram compromisso de integração no
projeto.
Para
saber:
- O PETECA é um Programa Estadual de educação, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho do ceará, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, e tem como objetivo conscientizar a sociedade para erradicar e coibir a exploração do trabalho da criança e do adolescente. Em salas de aula é explorado o estudo do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescentes, onde aos alunos são repassadas informações a respeito de suas garantia de direitos
Assinar:
Postagens (Atom)