PME

Plano Municipal de Educação. 2015 - 2025
  Plano Municipal  de Educação 

11 comentários:

  1. Penso que, além da Educação Infantil e Ensino Fundamental, já ofertadas pelo município, poderia ser feito um apanhado sobre o Ensino Médio, Superior e Profissionalizante, pois envolveria toda a esfera educacional de Juazeiro do Norte.

    Também como bibliotecária, defendo que no plano seja abordado o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, já criado, aprovado e publicado em lei orgânica do município. Sabemos da proposta de universalização das Bibliotecas Escolares criada em 2010 pela Lei nº 12.244/2010 que garante que até 2020 cada instituição de ensino (pública ou privada) tenha uma biblioteca, e com profissional capacitado (bibliotecário) para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regulamentar em Lei o que está no PME - "Garantir a valorização dos funcionários não - docentes que atuam na Educação Infantil".

      Excluir

    2. Nomear Gestores Escolares a partir de critérios técnicos estabelecidos em legislação municipal específica, ou seja: Através de Seleção de provas e títulos.

      Excluir
    3. Reduzir, até 2015, um 1/3 da carga horária de professores, em efetivo exercício, para atividades extraclasses, formação pedagógica e planejamento escolar, sem prejuízo dos vencimentos.

      Excluir
    4. Regulamentar/definir e monitorar o processo de avaliação do estágio probatório, com base em registros oficiais,objetivando a decisão pela efetivação ou não do professor ao final do respectivo estágio probatório.

      Excluir
  2. Implantar e reequipar os laboratórios de informática e de ciências nas escolas do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  3. A gestão da Instituição de Educação Infantil deve ser exercida por profissional com graduação em Pedagogia e ter experiência mínima de 2 (dois) anos de efetivo exercício em sala de aula de Educação Infantil. (Res. 003 CME Juazeiro do Norte)

    ResponderExcluir
  4. - Coordenador Pedagógico para todas as escolas de educação Infantil.

    ResponderExcluir
  5. - Garantir o acesso e permanência nas instituições de educação infantil, as crianças com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

    ResponderExcluir
  6. Cientes que as mudanças sociais só acontecerão se a Educação for prioridade na gestão de todas as esferas de governo, construído com a sociedade organizada .Esse Processo de construção é necessário para o desenvolvimento de qualquer sociedade, a formação da identidade cultural de um povo, a consciência social dos indivíduos, o exercício político da cidadania, intrinsecamente estão relacionados com um aspecto fundamental de nossa vida social: a educação. Não entendemos sociedade/democracia/educação
    dissociadas. Elas se entrelaçam e se completam, agem em consonância com as necessidades do mundo atual, preparando seus componentes e dotando-os dos qualitativos essenciais à continuação da humanidade.
    Nessa construção, deve ter como preceito a integração e autonomia entre os Sistemas e estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para garantirmos a qualidade social da Educação que tanto queremos.Sabemos que a busca pela equidade e qualidade da educação num país tão desigual como o Brasil é uma tarefa que implica políticas públicas que incluam uma ampla articulação entre s federativos, com bases legais mais avançadas e com mobilização estratégias dos setores públicos e sociais. É possível realizar um bom trabalho de alinhamento ,desmistificando que a escola pública é pior que a particular fomentando práticas igualitárias, tais como: iniciação da língua inglesa desde o ensino fundamental I, aprendendo através da música e tantas outras.

    ResponderExcluir
  7. NÃO TEM ARQUIVO NO PME? COMO POSSO LER?

    ResponderExcluir