17 de jun. de 2013

Secretaria de Educação realiza I Capacitação das Merendeiras

I Capacitação das Merendeiras de Juazeiro do Norte
Nos dias 14 e 15 de junho foi realizada, no SESC de Juazeiro do Norte, a I Capacitação das Merendeiras das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. O momento contou com palestras, debates e oficinas tratando sobre os diversos segmentos da Alimentação para o público de 128 merendeiras. 
Mesa de abertura composta pelo Gerente Operacional do SESC / Juazeiro Paulo Damasceno, o Diretor da Merenda Escolar Francimilton Esmart, o Vereador Preto Macedo, a Secretária de Educação Célia Viana, a Coordenadora de Administração e Controle Stela Inácio e o Superintendente François Lopes.
A Secretária de Educação Célia Viana ressaltou a importância de discutir as propostas da Alimentação Escolar com as merendeiras, uma vez que as mesmas desempenham papel de fundamental importância não só como colaboradoras para a melhoria da aprendizagem do aluno, mas também como agentes condutoras das técnicas adequadas para o preparo da merenda e das informações sobre os bons hábitos alimentares. 
Oficina de Aproveitamento Alimentar com a equipe Mesa Brasil do SESC / Juazeiro
Para a Coordenadora de Administração e Controle, Stela Inácio, a merenda escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem. que possibilitarão melhor rendimento do aluno em sala de aula. Para tanto, a capacitação das merendeiras veio em momento oportuno para otimizar o preparo da Merenda Escolar nas escolas municipais de Juazeiro do Norte.
Merendeiras das escolas da Rede Municipal de Ensino
Além do sorteio de brindes e entrega do Kit do Fardamento (avental, touca, blusa), o momento contou com Oficina de Aproveitamento Alimentar das seguintes receitas: Torta Salgada de Cenoura, Bolo de Goiaba, Torta de Casca de Chuchu, Falsa Maionese e Pizza de Pão de Forma.
Novo uniforme das Merendeiras
A capacitação contou com as seguintes palestras:
  • "Direito Humano a Alimentação com Dignidade" (Paulo Cândido Damasceno - Gerente Operacional do SESC e Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar);
  • "História e Histórico dos Alimentos" (Francisca Vânia dos Santos Cruz - Professora da URCA [curso sequencial de Gestão em Saúde Pública] e FJN [Nutrição]);
  • "Práticas e Manipulação de Alimentos" (Francisca Ediane Pedro dos Santos - Supervisora Mesa Brasil / SESC e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar);
  • "Cálculo e Per Capita dos Alimentos" (Mariana Machado Bueno - Nutricionista da Casa de Saúde São Miguel / Crato - CE);
  • "Transporte dos Alimentos" (Francisca Gisele da Cruz - Professora IFCE);
  • "Serviços Técnicos e Higiene Alimentar" (Milena Pinto Chaves - Nutricionista da Merenda Escolar de Caririaçu - CE);
Equipe da Merenda Escolar de Juazeiro do Norte: Larissa Brito (Estagiária), Melka Brito (Tecnóloga de Alimentos), Neurismar Lobo (Assistente Técnica) e Marlene (Gerente da Alimentação Escolar)

Video

Nenhum comentário:

Postar um comentário