16 de mai. de 2016

Prorrogado prazo para as inscrição de professores no PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PLATAFORMA FREIRE)



ATENÇÃO PROFESSORES!

O prazo para inscrição na Plataforma Freire foi prorrogado até dia 20 de maio, não percam essa oportunidade de aperfeiçoamento profissional!

O MEC visando o cumprimento da META 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) para o alcance de uma Educação de qualidade lançou em 28 de março de 2016, a Rede Universidade do Professor, que é um programa que tem por objetivo sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da Educação Básica. Neste primeiro momento, a oferta destinar-se-á à professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam, observando que a inscrição deverá ser em curso de: a) 1ª Licenciatura, para professores sem nível superior, b) 2ª Licenciatura, para professores licenciados, mas que atuam fora de sua área de formação; c) Formação Pedagógica para professores graduados não licenciados. Os cursos são gratuitos e serão ofertados pelas instituições públicas ou comunitárias de Ensino Superior.

As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do 2º semestre de 2016, com a oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª Licenciatura, na modalidade à distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior.

Em 2017, além das vagas citadas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica do PARFOR presencial (cujo calendário acadêmico será pactuado com as redes de ensino), e do Sistema UAB.

CALENDÁRIO 2016
Pré-inscrição (professores): (NOVO PRAZO)
05/04 a 20/05
Validação das inscrições (SEDUCs)
06/05 a 06/06
Resultado
até 30/06
Início dos cursos
a partir do 2º semestre de 2016
 Em caso de dúvidas ligue para 0800 616161, opção 7, ou através do link http://www.capes.gov.br/faleconosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário