11 de jun. de 2014

JUAZEIRO DO NORTE, PRESENTE NO VI ENCONTRO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR EM BRASÍLIA – DF

O Assessor de Articulação e Gestão da SEDUC-JN, Prof. Laercio Mendonça, esteve presente, em Brasília – DF, no VI ENCONTRO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR, promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica/Diretoria de Apoio à Gestão Educacional/Coordenação-Geral de Redes Públicas/Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, realizado no período de 28 a 30 de maio de 2014.



O Encontro teve como objetivo ampliar as discussões sobre a importância dos Conselhos Escolares e da formação continuada de seus membros, bem como dar continuidade à formação dos técnicos responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento do Conselho Escolar, além de atender à crescente demanda dos entes federativos por assistência técnica.
Participaram do VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho representantes das Secretarias Estaduais de Educação e cada Secretaria Municipal de Educação dos municípios com mais de 120 mil habitantes.
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e gestor escolar.  Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas. Entre as atividades dos conselheiros estão definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a gestão e os professores. A Assessoria de Articulação e Gestão faz atendimento aos conselhos escolares para esclarecimentos e realiza formações continuada dos conselheiros escolares. Em Juazeiro do Norte ocorrem as eleições unificadas nas escolas com o objetivo de alinhar os mandatos nas unidades de ensino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário