30 de abr. de 2014

Seduc capacita 102 monitores


A Secretaria Municipal de Educação está promovendo uma capacitação voltada aos 102 monitores, que atuam nas atividades de Orientação de Estudos e Leitura e Campos do Conhecimento, das 54 escolas do município contempladas com o Programa Mais Educação. O momento está acontecendo nestes dias 29 e 30, das 8 às 17 horas, na Universidade Vale do Acaraú (UVA), localizada à Rua Dr. Floro Bartolomeu, esquina com São Pedro.
Para Marileide Macêdo, assessora de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, essa capacitação de tem como objetivo oferecer suporte pedagógico aos monitores, através de oficinas didáticas, visando garantir mais dinamização e qualidade na aprendizagem dos alunos assistidos pelo Programa.

SEDUC, SEDEST e SESAU juntas contra a exploração do Trabalho Infantil



Uma ação conjunta da rede interinstitucional, composta pelas Secretarias Municipais de Educação (SEDUC), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e Saúde (SESAU), por meio do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Bolsa Família, estão realizando palestras com os pais dos alunos matriculados nas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal.  Os trabalhos iniciaram no inicio do mês de abril, prosseguindo por todo o semestre, tendo como objetivo conscientizá-los sobre a problemática do trabalho infantil e suas consequências com relação à evasão, a aprendizagem e o desenvolvimento físico e psicossocial.


Na manhã do dia 29, a rede promoveu ainda, uma palestra com os alunos do curso de Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio, visando além da conscientização, uma parceria para divulgação e defesa do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, especialmente no combate ao trabalho infantil.
Fátima Teixeira, Coordenadora Municipal do PETECA, destacou a importância da integração com as faculdades pela potencialidade do protagonismo juvenil de seus alunos em prol da causa.  Em relação as ações nas escolas, esta ressalta a oportunidade de conscientizar os pais em defesa dos direitos de seus filhos com relação a educação e ao futuro promissor como cidadãos.

29 de abr. de 2014

Seduc conclui segunda Formação de coordenadores escolares


A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou na sexta-feira, 25, a segunda formação do ano voltada aos coordenadores pedagógicos das escolas do Ensino Fundamental pertencentes à rede municipal de ensino. O momento, realizado na Universidade Vale do Acaraú (UVA), contou com a participação de cerca de 70 profissionais.
Idealizado pela equipe do setor pedagógico da Seduc, a formação abordou o tema: O coordenador Pedagógico e os sentimentos envolvidos no cotidiano e o seu papel na formação do professor em serviço.
A coordenadora pedagógica da Seduc, Arlete Silva, informou que esta teve como objetivo aprofundar conhecimentos inerentes ao fazer pedagógico através de uma postura crítica-reflexiva em face a realidade do cotidiano da escola.

28 de abr. de 2014

Sede da Secretaria de Educação de Juazeiro está ganhando novo visual


O prédio do antigo Ginásio Municipal Antônio Xavier de Oliveira onde hoje funcionam as Secretarias de Educação e Finanças e o Departamento de Contabilidade da Prefeitura de Juazeiro do Norte, situado no bairro São Miguel, está ganhando novo visual. Há algumas semanas uma ampla reforma está em curso nas instalações e a previsão para concluir a mesma é de 30 dias.

Os serviços começaram com a necessidade de um retelhamento denunciado pelas goteiras e infiltrações e serão encerrados com uma pintura geral. Mas não é apenas isso e até o Ginásio Coberto Professor Santana foi beneficiado estando de cara nova. No entorno do prédio novos portões substituíram os antigos que estavam quebrados e enferrujados, bem como novas fechaduras incluindo as portas.

Banheiros foram restaurados junto com as partes elétricas e hidráulicas. O prédio ganhou ainda novas salas para acomodar diferentes setores da gestão municipal e estacionamento. Destruídas, as calçadas passaram a contar com piso intertravado oferecendo segurança aos pedestres e um belo visual. O Secretário de Educação, Geraldo Alves, garantiu que a intenção do prefeito Raimundo Macedo é oferecer melhores condições de trabalho aos servidores municipais.

Além disso, acolher com mais conforto e comodidade os que recorrem àquele equipamento público. O prédio é antigo e a idéia de acomodar a SEDUC foi na base do improviso ainda na gestão passada. Até mesmo o espaço do Conselho Municipal de Educação passou por reformas com a troca de piso, construção de banheiro, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas e pintura geral.

25 de abr. de 2014

Educação promove encontro com diretores escolares e associações de pais comunitários


Durante os dias 22, 23 e 24, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação voltada aos diretores e presidentes da Associação de Pais e Comunitários (APC) de todas as escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de repassar informações referentes à prestação de contas dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O momento foi realizado no auditório da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).
O Secretário de Educação, Geraldo Alves, ressaltou a importância do momento, no que diz respeito à orientação da aplicação dos recursos públicos, e solicitou que os presentes aproveitassem o momento para sanar todas as dúvidas existentes. E ainda, que tivessem o máximo de cuidado nas prestações de contas, fazendo sempre da SEDUC uma parceira, confiando nas suas orientações e sempre que necessário realizando consultas.

Livros infantis são distribuídos nas escolas de Juazeiro

 
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu a entrega simbólica do livro didático “Entrelinhas” da editora SEFE (Sitema Educacional Família e Escola), aos diretores de todas as instituições da educação infantil no município. Eles são destinados às turmas do infantil III, IV e V para utilização no decorrer do presente ano letivo e já estão sendo distribuídos nas escolas.
Segundo a Diretora de Ensino Infantil da SEDUC, Fátima Araújo, a iniciativa atende 6.107 alunos e mais 320 professores. Além dos livros, cada aluno recebe uma agenda enquanto os professores ganham uma bolsa para o transporte do material. Depois, os professores do ensino infantil participarão de formações ministradas pela assessoria pedagógica da SEFE relacionadas com a proposta pedagógica abordada no livro.

22 de abr. de 2014

Escolas se cadastram para melhor acompanhar ações do PAIC em Juazeiro


A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte dá sequencia ao calendário de formações do mês de abril quando promoveu um encontro com os coordenadores pedagógicos do 1º ao 5º ano, pertencentes à rede municipal de ensino. Dessa vez foi trabalhado o Sistema de Acompanhamento das Ações do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa). Coordenadores repassaram informações relacionadas com os instrumentais do sistema.
Todos tiveram acesso e fizeram cadastros gerando senhas para cada escola ficando o coordenador pedagógico como o responsável pelo preenchimento das informações. A Gerente do PAIC, Claudenice Siqueira, ressaltou a importância da alimentação do sistema, lembrando que por meio dele será possível acompanhar as ações do programa. Além disso, garante ao município uma visão mais ampla da sua rede escolar, permitindo um olhar mais atento e o aprimoramento das ações de gestão e práticas educativas.

16 de abr. de 2014

63 Escolas do Ensino Fundamental do município participam de Formação do PETECA

 
Na manhã de terça-feira, 15, a Secretaria Municipal de educação realizou a primeira formação do ano do Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).  Esta contou com a participação de um representante, professor ou coordenador pedagógico, de cada uma das 63 escolas de Ensino Fundamental pertencentes à Rede Municipal de Ensino.
De acordo com a Coordenadora Municipal do PETECA, Fátima Teixeira, a formação foi realizada no intuito de repassar informações referentes ao combate ao trabalho infantil dentro da escola e fazer com que cada um dos participantes seja um portador da garantia de direitos da criança e do adolescente com relação ao trabalho infantil.  Fátima ressaltou ainda a importância de que os presentes sejam multiplicadores das informações recebidas nesse encontro, conseguindo orientar os casos de crianças que estão em situação de trabalho. 
A expectativa da SEDUC é de que outros encontros como este sejam realizados, já estando o próximo previsto para o mês de Maio, direcionado às atividades para a premiação Municipal e Estadual do PETECA.

14 de abr. de 2014

Iniciada em Juazeiro do Norte a execução do Programa Saúde na Escola


A Semana Saúde na Escola começou nesta segunda-feira em Juazeiro do Norte e se estende até quarta-feira, dia 16, com uma série de atividades desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola. Dentre estas, ações de atenção à saúde dos alunos e de promoção da saúde, envolvendo práticas corporais, atividades físicas e de lazer com execução em 17 escolas municipais. A iniciativa mobiliza 24 equipes de Saúde da Família, sete equipes do NASF, seis enfermeiras do PROVAB, Projeto Mais Educação e parceria dos Acadêmicos do Curso de Educação Física da Faculdade Leão Sampaio.
O programa tem o objetivo de uma integração e articulação permanente das áreas de educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. Além disso, contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde tendo em vista o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. 
O público beneficiário do PSE é formado por estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar, bem como estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades acontecem em territórios pré-definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família, tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre equipamentos como escolas, centros de saúde, praças, ginásios esportivos e outras áreas de lazer.

11 de abr. de 2014

Professores de geografia e história ganham capacitação da SEDUC


Na tarde de ontem, 10, a segunda aula do curso de capacitação “Como trabalhar o livro do Geopark Araripe”, foi realizada no auditório da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).  Resultante da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e o Geopark Araripe, essa capacitação é voltada a 100 professores de geografia e história, do 6º ao 9º ano, da rede municipal de ensino. 


Neste módulo, o coordenador geral do Geopark, Francisco Idalécio Freitas, ministrou uma palestra a respeito dos nove geossítios.  E em continuidade a programação, a Coordenadora da formação, Edvania Ferreira Dantas, falou a respeito do concurso “GEA: Terra Mãe”, que tem como tema a desertificação.
Em encontros posteriormente, os participantes terão também aula de campo, estando o primeiro previsto para ser realizado em 26 de abril.  Já no dia 08 de maio, mais uma aula teórica será ministrada, tendo a educação ambiental como tema.



10 de abr. de 2014

Seduc conclui visitas do Programa Mais Educação

 


A Secretaria Municipal de Educação realizou visitas, no período de 24 de fevereiro a 31 de março, nas 54 escolas da Rede Pública Municipal contempladas no Programa Mais Educação. As visitas foram realizadas com o objetivo de verificar os espaços onde as atividades são desenvolvidas, o cadastro dos alunos, o horário dos monitores dentro da grade conforme orientação, e ainda, de monitorar os kits comprados de acordo com as atividades, de analisar a lotação dos monitores e a documentação exigida, repassando orientações, apoiando e buscando solucionar situações problemas.


Segundo Marileide Macêdo, assessora de Programas e Projetos Educacionais da SEDUC, essas visitas são de fundamental importância, pois possibilitam à equipe da SEDUC analisar, monitorar e acompanhar as atividades do programa em todos os aspectos, principalmente no desenvolvimento das práticas que favoreçam às diferentes possibilidades de leitura e de escrita pela vivência em diferentes situações que compreendam o espaço escolar e as experiências dos estudantes em comunidade, ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores do programa.


Professores de Inglês participam de formação promovida pelo Município em parceria com Editora

 

Os professores de inglês do Ensino Fundamental 2, do 6º ao 9º ano, pertencentes a Rede Pública Municipal participaram nesta quarta-feira, 09, de uma formação promovida pela Editora FTD. O momento foi realizado no auditório do Hotel Verdes Vales, contando com uma palestra proferida por Mariana Killner, uma das autoras do Livro Didático: Vontade de Saber Inglês. Livro este que vem sendo trabalhado com os alunos na disciplina de Língua Inglesa neste ano letivo de 2014.
Essa formação tem como objetivo preparar os professores, repassando-os as informações necessárias para que se apropriem do conhecimento a respeito do livro e saibam trabalhá-lo melhor em sala de aula. A meta da Secretaria Municipal de Educação é de que encontros como este, hoje realizado em parceria com a editora FTD, sejam realizados mensalmente.
Além dos professores de Juazeiro do Norte, participaram ainda da formação professores de cidades vizinhas que também adotaram este livro.

9 de abr. de 2014

Programa de Saúde na Escola

 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), através do Programa Saúde na Escola, estará promovendo de 14 a 16 de abril, a Semana Saúde na Escola, que compreenderá ações de atenção à saúde dos alunos e de promoção da saúde, envolvendo intersetorialmente o planejamento das redes de educação básica e atenção básica em saúde.
O objetivo principal da semana saúde na escola é dar início a uma mobilização temática prioritária de saúde, que deverá ser trabalhada ao longo do ano letivo nas escolas.

Os objetivos específicos do programa visam: 

- Fortalecer ações prioritárias de política de governo, no âmbito da saúde e da educação.
-  Socializar as ações e compromissos do PSE nos territórios.
- Fortalecer os Sistemas de Monitoramento e Avaliação do PSE (E-SUS/SIMEC) como sistemas de informação, gestão, monitoramento e avaliação do PSE e da saúde dos educandos.
- Incentivar a integração e a articulação das redes de educação e atenção básica.
- Fortalecer a comunicação entre escolas e equipes de atenção básica.
- Socializar as ações desenvolvidas pelas escolas.
- Fomentar o envolvimento da comunidade escolar e de parcerias locais.
- Mobilizar as redes de atenção à saúde para as ações do PSE. 

O lançamento do evento aconteceu nesta manhã no auditório do CEREST.

Executivos Escolares da Rede Pública de Ensino participam de mais uma etapa de Formação



Mais uma etapa do curso de Formação de Executivos Escolares, voltado aos gestores da Rede Pública Municipal, foi realizada nesta sexta-feira, dia 8, no auditório Escola de Ensino Profissional Professor Moreira de Sousa. O Curso é resultante de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o Centro de Formação de Educação Básica (Cefeb) e o Conselho de Educação do Estado (CEE).
Esta etapa contou com a disciplina “Construção/Reconstruções dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas municipais”, ministrada pelo professor formador do Cefeb, Francisco Eudazio da Silva.
A articuladora local da formação, Maria Loezia Duarte, ressaltando a importância da formação continuada no intuito de melhorar o processo educacional no município, afirma que o curso vem atendendo as expectativas.

Seduc promove formação para professores de Educação Física

 

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu mais uma formação voltada aos professores de Educação Física do Ensino Fundamental 2, do 6º ao 9º ano, de todas as escolas da rede municipal de ensino.
O momento, idealizado pela Coordenadoria Pedagógica da SEDUC, foi realizado na Escola de Ensino Fundamental João Alencar de Figueiredo. A ocasião contou com a apresentação do grupo de performances circenses, GPC Circenses, e com uma palestra proferida pelo professor Luciano das Neves.
O objetivo da SEDUC é que momentos como este sejam realizados uma vez por mês. Pois, além de propiciar um momento de formação, de aprofundamento de conhecimento no que concerne a educação física na escola, proporcionam ainda uma maior aproximação com o professor, e consequentemente, um maior conhecimento da Educação Física nas unidades de ensino.

8 de abr. de 2014

SEDUC conclui entrega de livros

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) concluiu na tarde de quarta-feira (26), a distribuição dos livros didáticos, provenientes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), contemplando os alunos do 1º ao 9º ano da área rural do município. Os livros da área urbana foram distribuídos diretamente do PNLD pelos correios.
De acordo com a Coordenadoria Pedagógica da Seduc, os livros que contemplam todas as disciplinas do ensino fundamental, foram entregues da seguinte forma: do 1º ao 5º ano referente aos 20% de complemento que o programa contempla. Destes, foram entregues 1.406 livros. Já do 6º ao 9º ano, foram entregues 9.180 livros das disciplinas de português, matemática, história, geografia, inglês e ciências, totalizando seis livros por aluno. Estes fazem parte do PNLD 2013, onde os professores de cada disciplina realizaram a escolha dos livros para o triênio de 2014, 2015, 2016.
A Coordenadoria Pedagógica da Seduc está em contato com o PNLD-MEC para que mais livros sejam enviando suprindo a demanda deste município

Prefeitura segue reformando e recuperando escolas e creches de Juazeiro do Norte

Escola Raimundo Domingos

Para bem receber os alunos, a Prefeitura de Juazeiro do Norte dá sequência ao programa de reforma, recuperação e até ampliação de escolas e creches do município numa ação parceira entre as secretarias de Educação e de Infraestrutura. De acordo com o prefeito Raimundo Macedo, a determinação é melhorar a estrutura física de todos os estabelecimentos de ensino da rede pública por meio de lotes distintos conforme as licitações.
São serviços de pintura geral, abertura de letreiros observando as cores e o brasão do município, reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, retelhamentos, substituições de portas e janelas, colocação de ventiladores e outras ações. Os trabalhos prosseguem e já são seis lotes priorizando escolas e creches em situações mais degradantes. Os dois primeiros lotes já foram concluídos e incluíram as reformas dos estabelecimentos Beata Mocinha, Irmã Iva, Odete Matos, Felipe Neri, Vereador Francisco Barbosa, Zuíla Morais, Professora Maria de Lourdes, José Monteiro de Macedo, Raimundo Domingos, Edward Férrer, Tarcila Cruz e Sebastião Teixeira, Coronel Neri e Dayse Sampaio.
Escola Carolina Sobreira

No segundo lote, Prefeito Mozart Cardoso, Maria Francisca de Sousa, Padre Cícero, São Geraldo, Professora Doralice de Figueiredo, João Alencar, Enfermeira Maria dos Santos, Professora Chiquita Callou, Mário da Silva Bem e Carolina Sobreira. Os demais lotes são compostos pelas seguintes unidades de ensino, onde algumas destas, além das reformas e reparos, incluíram ampliações como refeitórios e coberta de quadras
O terceiro lote será concluído em abril junto aos estabelecimentos Vereador Getulio Grangeiro, Tabelião Expedito Pereira, Dom Antônio Campelo, Professora Francisca Pereira de Matos, Heloísa Sobreira, João Romão de Sá Barreto, Tabelião Vicente Pereira, Maria Francisca de Sousa, Professora Maria Dantas, José Geraldo da Cruz, Cícera Germano Correia, Maria Dircíola Germano, Santa Tereza, Líder comunitário Antônio Miguel de Souza e Senhor Callou.
Escola Jose Monteiro
O quarto lote encontra-se em fase de licitação e inclui os estabelecimentos Ana Amélia Bezerra, José Marrocos, Antônio Bezerra Monteiro, Pelúsio Correia, Leão Sampaio, José Ferreira de Menezes, Monsenhor Juviniano Barreto, Nossa Senhora de Fátima, Izabel da Luz, Maria do Socorro Cruz, Maria Quirino da Silva, Professora Maria Bezerra de Menezes e Fundação Educacional Rotary. 
O setor competente está concluindo os projetos para o quinto e o sexto lotes nos quais constam as escolas 3 de Junho, Antônio Ferreira de Melo, Antônio Saraiva, Odorina Castelo Branco, Manoel Balbino, Maria Bernardino Machado, Maria Rodrigues do Nascimento, Monsenhor Pedro Rocha, José Perboyre Sampaio, Francisca Edileusa Rodrigues, Professora Cícera Maria dos Santos, José Sabiá, Nair Silva, José Neri Rocha, Padre Francisco Jacinto, Iva Emídio Gondim, Demóstenes Ratts, Alfredo Ferreira de Melo e Adalgisa Gomes de Figueiredo. 

Geopark Araripe é tema central de capacitação em Juazeiro do Norte

Foi realizada a aula inaugural do I curso de capacitação sobre “Como trabalhar o livro do Geopark Araripe” destinado a professores de geografia e história do 6º ao 9º ano da rede municipal de Juazeiro do Norte. A carga horária da capacitação é de 120 horas nas modalidades presencial e semipresencial com a participação de 100 professores, sendo dois por escolas. Cada um deles recebeu o livro do Geopark que, posteriormente, será trabalhado em sala de aula. 
O curso acontece por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação de Juazeiro, a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e o Geopark Araripe tendo como local o auditório do Campus CRAJUBAR da Universidade Regional do Cariri (Urca). O Secretário de Educação, Geraldo Alves, defendeu a socialização nas escolas dos conhecimentos adquiridos pelos professores participantes.
Ele destacou a importância da parceria e do tema. A primeira palestra foi proferida pela Coordenadora de Educação Ambiental do Geopark Araripe, Neuma Galvão, sobre o tema: “Geopark Araripe: História da terra, do meio ambiente e da cultura”. O Coordenador do Geopark Araripe, Francisco Idalécio Freitas, se fez presente e representou a reitora da URCA, Otonite Cortez, na abertura do curso coordenado por Edvania Ferreira Dantas.

Prefeitura de Juazeiro distribui kits escolares para mais de dois mil alunos

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte está distribuindo kits escolares junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pertencentes à rede municipal de ensino nas áreas urbana e rural. A previsão da SEDUC aponta para mais de dois mil kits a serem entregues até o final do mês de abril. No momento, Juazeiro conta com 103 salas da EJA, sendo 76 no perímetro urbano e mais 27 na zona rural.   
Entretanto, esse número deve crescer já que 61% dos 750 alunos recém-diplomados pelo Programa Brasil Alfabetizado (PBA) manifestaram o desejo de prosseguirem nos estudos. Segundo a Diretora de Educação de Jovens e Adultos, Vanda dos Santos, cada kit é composto por pasta, caderno de 12 matérias, caneta, tabuada, lápis, apontador, régua, conjunto de caneta hidrográfica e outros materiais escolares necessários ao uso dos alunos.

Os recursos para aquisição dos kits escolares são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e foram conseguidos pelo prefeito Raimundo Macedo. De acordo com Vanda os ex-alunos do PBA já estão sendo encaminhados ao EJA e a equipe da Secretaria de Educação segue providenciando a estrutura necessária para acolher a todos.

SEDUC quer inserir escolas municipais em um número maior de programas federais

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu uma reunião com os diretores, coordenadores e representantes das Associações de Pais e Comunitários das escolas da rede municipal de ensino. O objetivo foi sensibilizar quanto à necessidade da atualização do cadastro nos programas e projetos federais disponíveis na ferramenta PDDE Interativo e orientá-los sobre como proceder para que possam planejar e executar melhor.
A SEDUC focou em programas como PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) que trata do apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo de olho na melhoria da gestão e do processo de ensino e aprendizagem. Além deste, o Programa de Formação Esportiva Escolar que busca incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica.
Na ocasião, foram ainda repassadas informações a respeito dos programas Escolas Sustentáveis, Escolas do Campo, Água e Esgotamento Sanitário e Mais Educação, que podem ainda ser contemplados pelas escolas do município, desde que sigam cronograma e os critérios do MEC. A Secretaria de Educação dispõe de um comitê do PDDE interativo/2014 formado por profissionais que representam diversos setores de cada atividade dentro da SEDUC.

Psicóloga fala sobre Dia Internacional da Síndrome de Down

A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc), por meio de sua diretoria de Educação Inclusiva, promoveu reunião com os professores das salas de recursos multifuncionais (SRM) e cuidadores.
O momento foi realizado na Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), abordando o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na última sexta-feira, 21. Na ocasião uma palestra foi proferida pela psicóloga e mãe de uma criança com Síndrome de Down, doutora Ana Patrícia Albuquerque.
Solange Machado, diretora da Educação Inclusiva da SEDUC, afirmou acreditar que momentos como este, que possibilitam estudos e partilhas de experiências, são necessários para o fortalecimento da aprendizagem por parte dos professores, cuidadores e demais pessoas envolvidas com os alunos com deficiência. Por fim, agradeceu a presença das 95 pessoas que estiveram presentes no evento.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Em ocasião do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, através do Departamento Pedagógico da Educação Inclusiva, promoveu uma caminhada na manhã de hoje. O evento teve inicio na Praça da Prefeitura às 08h e prosseguiu até a Praça Padre Cícero.  Nesta, os participantes estavam em sua maioria vestidos de azul, cor que simboliza o autismo.
De acordo com a Diretora da Educação Inclusiva da SEDUC, Solange Machado, o evento teve como objetivo alertar a população sobre a importância da inclusão das crianças e adolescentes na escola e na sociedade em geral. Na ocasião, após ressaltar a importância do momento, Solange agradeceu a participação de todos e o apoio da Assessoria de Comunicação do Município, do Demutran e da Guarda Municipal.
A caminhada contou com a participação de 75 cuidadores de escolas do município, 08 professores do Estado e 30 do município do Atendimento Educacional Especializado (AEE).  E ainda, de diretores e alunos de escolas municipais, alunos de escolas estaduais, alunos da Educação Física e de uma Professora de Psicologia da Faculdade Leão Sampaio, Professores e alunos do SENAC, representantes da 19ª CREDE e da Secretaria Municipal de Educação de Crato.


Seduc se reúne com representantes das escolas para discutir objetivos do SPAECE

A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) realizou na quinta-feira (27), uma reunião com representantes da Escola Demóstenes Ratts Barbosa, tendo com objetivo repassar informações referentes aos resultados preliminares do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) - 2013.
A meta da Seduc é que reuniões como esta sejam realizadas em todas as unidades de ensino da rede municipal, iniciando pelas que precisam de maior apoio da pasta em relação aos resultados. Como aquelas escolas que caíram nos seus indicadores ou não obtiveram bons resultados.

O secretário de Educação, Geraldo Alves, ressaltou a importância do momento para que cada escola possa fazer suas intervenções necessárias, e assim obter melhores resultados, garantindo o grande objetivo de fazer com que as crianças aprendam de fato e de direito. E ainda, lembrou a importância e o compromisso que cada servidor tem ao desempenhar o seu trabalho.

Seduc promove Formação de Educação Religiosa

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promoveu uma Formação de Educação Religiosa voltada aos professores de ensino religioso e coordenadores pedagógicos de 63 escolas do Ensino Fundamental pertencentes à rede municipal de ensino. Desta, do 1º  ao 5º ano participaram apenas o coordenador pedagógico e do 6º ao 9º além do coordenador, um professor por escola. O momento aconteceu no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

A coordenadora de Ensino Religioso da SEDUC, Fátima Teixeira, informou que este encontro tem por objetivo motivar os profissionais, com subsídios e troca de experiências, para que o ensino religioso tome um novo direcionamento. E que estes possam também estimular o aluno a buscar motivação, valorização pessoal, visão nova de vida, desenterrando os valores e capacidades que cada um tem. Ainda de acordo com a coordenadora, a expectativa da SEDUC é que dois encontros voltados ao tema sejam realizados por semestre.



Seduc prossegue com formações do (PAIC)

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo as primeiras formações do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) de 2014, voltada aos professores lotados na rede municipal de ensino. As formações, que são ministradas pelas formadoras do PAIC da SEDUC/JN, iniciaram na tarde da última terça-feira (1), contando com a participação de cerca de 100 professores do 1º ano, subdivididos em salas de aulas. Já na tarde da quarta-feira (2), a formação contou com a participação de cerca de 120 professores do 2º ano.
De acordo com Claudenice Siqueira, Gerente Municipal do PAIC, essas primeiras formações têm como objetivo repassar aos professores propostas pedagógicas, orientações, e ainda, os conteúdos que serão trabalhados com os alunos. Na ocasião estão sendo realizadas entregas de materiais e apresentadas aos professores as novas formadoras que integram a equipe da SEDUC. Nos dias 09, 10 e 11 as formações prosseguem voltadas aos professores do 3º, 4º e 5º ano, respectivamente.