9 de dez. de 2013

Juazeiro do Norte celebra Sedição de Juazeiro


Juazeiro do Norte celebra nesta segunda-feira (9), o centenário da Sedição de Juazeiro, também conhecida por Guerra de 1914. A data de hoje (9/12) é o dia exato da tomada da delegacia pelas tropas revolucionárias.
Naquele ano, tropas da capital enviadas pelo interventor Franco Rabelo ocupavam Juazeiro desde setembro. O conflito iniciou-se após Juazeiro prestar solidariedade ao então governador deposto Nogueira Accioly. A deposição de Accioly estava articulada a um movimento nacional, liderado pelo presidente da República Hermes da Fonseca, que visava diminuir o poder político dos coronéis.
Juazeiro acabou sendo um foco de resistência ao nome de Franco Rabelo, indicado pelo presidente.  Em defesa da cidade, a população edificou valados e trincheiras, chamados pelos romeiros de "Círculo da Mãe de Deus", conseguindo expulsar a tropa invasora. 
Para comemorar o centenário, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Cultura e Romaria (Secrom) realiza durante todo o dia uma vasta programação, que teve início com uma alvorada festiva em diversos pontos da cidade.
A programação seguiu ainda nesta manhã com  hasteamento das bandeiras do Brasil, do Ceará e do Município, seguido da solenidade de abertura feita pelo prefeito Raimundo Macedo. O professor e historiador Geová Magalhães Sobreira, presidente da comissão falou da gratidão e do reconhecimento a todos aqueles que deram suas vidas em defesa de Juazeiro diante das tropas de Franco Rabelo.
Em seguida, estudantes, professores, autoridades e convidados acompanharam o prefeito Raimundo Macedo numa caminhada até a Basílica Menor de Nossas Senhora das Dores, onde foi celebrada uma Missa de Ação de Graças.
Nesta tarde de segunda-feira, às 17 horas, a Secretaria de Educação realiza mais uma edição do Projeto Tenda dos Saberes, na Praça do Socorro e às 18 horas haverá exibição do filme "Nordestes Emergentes Estação Cariri", na Praça Padre Cícero.




Nenhum comentário:

Postar um comentário