22 de mar. de 2013

Dia Internacional da Síndrome de Down

Palestra da Drª Ana Patrícia sobre: "Educação e Trabalho: direito de todos", na EEF Dr. Leão Sampaio

Na tarde de ontem, dia 21 de março, em ocasião do dia Internacional da Síndrome de Down, aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Dr. Leão Sampaio uma palestra realizada pela Secretaria de Educação do município e idealizada e ministrada pela Dra. Ana Patrícia, (Odontóloga) e mãe de uma criança com Síndrome de Down. O tema da palestra foi: "Educação e Trabalho: Direito de todos".

Tema da Palestra
O objetivo do encontro foi sensibilizar a população sobre os direitos inerentes aos portadores da Síndrome de Down e fortalecer a importância dos professores quanto multiplicadores junto às famílias, que teve como público-alvo os professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e também os das salas regulares.

Professores da Salas de Recursos Multifuncionais e Salas Regulares
A palestra abordou:

  • A importância do papel do educador, quanto multiplicador de informação, em contato direto com a família dos alunos com SD;
  • A importância da aproximação e do conhecimento para a facilitação do trabalho de inclusão destes;
  • O importante papel da inclusão social e cuidados com a saúde para a garantia de longevidade para a população com essa alteração genética;
  • Enfatizou o quanto é necessário desmistificar informações inverídicas, tendo em vista que a SD não é uma doença, mas sim uma alteração genética;
  • Quanto mais estimulada, incluída e saudável a pessoa for, melhor será o desenvolvimento e a qualidade de vida em qualquer idade;
  • O estimulo à independência é muito importante para o aumento da expectativa de vida de pessoas com SD.
  • Desde 2007 estão sendo realizadas reuniões anuais nos dias 21 de março - Internacional da Síndrome de Down.
  • O dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado pelos países 193 países que compõem a ONU.

Professores da Salas de Recursos Multifuncionais e Salas Regulares de Juazeiro do Norte
A Secretaria de Educação ainda não dispõe de números exatos referentes à quantos alunos com algum tipo de deficiência, ou especificamente com Síndrome de Down, estão matriculados nas Escolas Municipais de Juazeiro do Norte. Este levantamento ainda está sendo realizado.

Para saber:

Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) são espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE.

As SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE.

A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização.

O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário