6 de mar. de 2013

Secretária de Educação minimiza repercussão sobre a relocalização de alunos em escolas da zona rural


Para a Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Célia Viana de Brito, está havendo uma profunda distorção em meio aos debates sobre o redimensionamento do ensino na zona rural do município com a possibilidade da relocalização de alunos. Ela refuta a tese da desativação de escolas e garante que qualquer medida a ser tomada vai ser amplamente discutida com a sociedade.
A justificativa da secretária coloca no foco da discussão as chamadas salas multisseriadas explicando sobre a improbabilidade na junção de alunos do 1º, 2º e 3º anos, por exemplo, em uma só sala alegando que, comprovadamente, existem perdas no aprendizado. Com isso, admite a transferência de alunos para salas específicas em escolas que funcionam a poucos quilômetros de distância em relação ao local de origem do estudante com transporte garantido.
Conforme disse, algumas quase não possuem alunos e outras reúnem numa mesma sala cerca de 40 estudantes de séries diversas. A isso, Célia Viana chama de redimensionamento e organização da rede de ensino público em Juazeiro estruturando melhor as escolas com mais alunos e garantindo ensino de qualidade em suas respectivas séries. Do contrário, não pode haver um aprendizado correto e a permanência na escola é apenas para dizer que estão estudando.
A secretária insiste na tese de que, da forma como se encontra, o resultado não é o ideal e surge como defensora do ensino público de qualidade argumentando que Juazeiro é uma cidade grande e deve pensar como tal. Célia adiantou que uma equipe vem se reunindo com os moradores destas localidades para mostrar as vantagens e importância. Ela promete uma posição pactuada com perspectiva de anúncio até o mês de abril do resultado das conversas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário