27 de mar. de 2013

Programa Formação pela Escola promove encontro presencial do Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola

Diretora de Programas e Projetos da SEDUC-JN, Teresa Siqueira e cursistas
Na manhã do dia 26 de março de 2013 aconteceu na sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte o segundo encontro presencial do Programa Formação Pela Escola nas ações do FNDE de 2013. 

 A Diretora de Programas e Projetos Teresa Siqueira agradeceu a presença e participação dos cursistas, e esclareceu que o Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas do programas do FNDE. 

Na ocasião, as tutoras municipais – Professoras Ana Maria Soares e Lucilene Alencar ministraram o Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

No primeiro momento a profª Ana Maria falou sobre Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação –FNDE e seu papel na educação deste país, em seguida sobre o Programa Formação Pela Escola e seu objetivo de não apenas divulgar os programas geridos pelo FNDE mais também sensibilizar toda sociedade da importância se fazer o controle social dos recursos públicos destinados a educação. 

No segundo momento, as tutoras explanaram sobre os detalhes do Programa Dinheiro Direto na Escola, o qual consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. 

O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Finalizando o encontro presencial, as tutoras demonstraram a proposta de Educação à Distância (EAD) bem como fizeram uma explanação no ambiente de aprendizagem: a plataforma Moodle.

Tutoras Municipais do Programa Formaçao pela Escola: Lucilene Alencar e Ana Maria Soares
Cursistas do Módulo PDDE do Programa Formação pela Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário