18 de abr. de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil é festejado nas escolas de Juazeiro do Norte

Lançamento do projeto: "Ler, Imaginar e Contar as Maravilhas da Leitura" com contação de histórias com a professora Tatiane de Araujo
A Secretaria Municipal de Educação, através da diretoria de Educação Infantil, aproveitou a data do Dia Nacional do Livro Infantil para lançar o projeto de incentivo à leitura: "Ler, Imaginar e Contar as Maravilhas da Leitura". Para o lançamento, contamos com a presença dos Coordenadores Pedagógicos das escolas, representantes de professores e técnicos da Secretaria de Educação.


Secretária Municipal de Educação Célia Viana no lançamento do projeto 
O lançamento aconteceu na EMEI Professora Francisca Pereira de Matos, com a presença da Secretária Municipal de Educação Célia Viana que, entusiasmada com o momento, afirmou que projetos como este, permite que as escolas sejam motivadas a desenvolver e estimular o hábito da leitura aos alunos da Rede Municipal de Ensino e, sobretudo, no ambiente familiar. Para ela, é essencial que a leitura torne-se um momento enriquecedor e prazeroso para a criança.
Kit de livros que compõem o projeto
O projeto "Ler, Imaginar e Contar as Maravilhas da Leituraenvolve todas as instituições de Educação Infantil do município, e tem como objetivos:
  • Fomentar o gosto pela leitura;
  • Incentivar a família a fazer parte do processo de inter-relação com o universo imaginário da criança e da leitura;
  • Proporcionar momentos de prazer através da literatura infantil;
  • Desenvolver o hábito de ouvir o outro;
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  • Expressar a leitura através da imaginação, da criatividade, do movimento da oralidade e da escrita.
Crianças da EMEI Francisca Pereira de Matos
O projeto ainda define que a leitura no universo da criança é um caminho que leva a despertar emoções, imaginações e sentimentos. É importante para a criança ouvir, imaginar, contar e recontar histórias, pois o contato com os livros suscita o gosto e o prazer dos novos leitores. A intimidade com os livros é essencial nessa faixa etária, os contos e histórias fazem parte do imaginário da criança levando-a a confrontar realidade e fantasia, organizar ideias e pensamentos e ainda estimular a criatividade e ampliar o vocabulário.

Aluna da EMEI Francisca Pereira de Matos com a fantasia da boneca "Emília", em homenagem a Monteiro Lobato
O projeto oferece para as crianças o contato com a literatura infantil através da contação de histórias pela família e pela escola e será desenvolvido durante todo o ano letivo, dividido em três etapas: 
  1. Lançamento do projeto com contação de histórias e dramatização;
  2. Entrega de livros paradidáticos nas escolas;
  3. Desenvolvimento da prática de leitura com a escola, crianças e família.
Alunos da EMEI Francisca Pereira de Matos
A equipe apresentou uma sacola atrativa como para cada escola confeccionar a sua, onde conterá livros paradidáticos, para as crianças levarem para casa e junto com a família ler, imaginar e contar as maravilhas da leitura. As crianças serão estimuladas pelo professora à leitura através de contações, dramatizações e outras dinâmicas e ao retornarem a escola farão um relato do livro para a turma.

Confira a dramatização do livro "Romeu e Julieta", de Ruth Rocha com a equipe de Educação Infantil da SEDUC/JN:

Vídeo




Nenhum comentário:

Postar um comentário