16 de abr. de 2013

ProJovem Urbano de Juazeiro do Norte promove aula de campo do Arco Turismo e Hospitalidade

Alunos do ProJovem Urbano de Juazeiro do Norte

Os alunos e professores do PROJOVEM URBANO da E.E.F. Dom Vicente de Paula Araújo Matos participaram da aula de campo realizada no último domingo, dia 14 de Abril, idealizada por Auxiliadora Alves, Qualificadora do Arco Turismo e Hospitalidade, realizada pela Universidade Patativa do Assaré, Instituição responsável pelas práticas de Qualificação Profissional no PJU/JN com o apoio da Coordenadora do Programa representando a SEDUC.

O objetio desta ação foi estudar cada lugar visitado fazendo a relação com o Arco Turismo e Hospitalidade, no qual os alunos estão matriculados , quando o mesmo integra várias ocupações inclusive visitas a pontos turísticos. No momento de estudo também foram abordadas algumas temáticas relacionadas as disciplinas de Ciências da Natureza e Humanas.

No dia 14, a cidade de Nova Olinda estava em festa, nas comemorações de seus 56 anos de existência.

CONTEÚDO ABORDADO

Aspectos físicos gerais e do Brasil ( Revelo, solo, Climatologia, Dominios morfoclimáticos, bacias hidrográficas brasileiras e seus potenciais econômicos). Produção do espaço geográfico cearense (Geologia , Relevo, Hidrografia, Clima, Solo e Vegetação do espaço cearense).
Atividades socioeconômicas e culturais (Agropecuária, Extrativismo, Turismo, Industria, Comercio e Serviços do estado do Ceará)

LOCAIS VISITADOS
  • Memorial do Homem Cariri (Casa Grande-Nova Olinda)
A Casa Grande é reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus estudos temáticos,arqueológicos, mitológicos e históricos preservando viva a imagem do povo Kariri e por seu trabalho capacitando crianças e adolescentes em comunicação, gestão, música, cinema, vídeo e teatro, criando novas oportunidades formando futuros profissionais.
  • Museu de Paleontologia (Santana do Cariri)
Coberta pelo mar há milhões de anos, a Chapada do Araripe é um dos sítios arqueológicos mais importantes do país. O museu de Santana exibe cerca de 7 mil fósseis de animais e plantas. O material fossilífero acervado no Museu de Paleontologia da URCA – Santana do Cariri registram milhões de anos de valiosas informações sobre a formação da Terra e a evolução da vida em nosso planeta. A Bacia Sedimentar do Araripe é detentora de uma das maiores jazidas fossíliferas do período cretáceo do Brasil e do mundo. A qualidade de preservação de seus fósseis devido às condições singulares durante a evolução desta bacia produziu um vasto e rico afloramento fossilífero a céu aberto nos arredores da Chapada do Araripe.
  • Pontal da Santa Cruz (Santana do Cariri)
O Pontal da Santa Cruz, ponto de observação panorâmica em Santana do Cariri, está localizado no topo da Chapada de Araripe, próximo ao povoado Cancão Velho, hoje conhecido como Vila do Pontal, numa altitude de aproximadamente 750m. O geossítio é caracterizado por uma vistosa formação rochosa, apreciado pelos visitantes por sua ampla vista, permitindo observar o panorama da cidade de Santana do Cariri.






Nenhum comentário:

Postar um comentário