12 de abr. de 2013

Educação Inclusiva em Juazeiro já conta com 28 intérpretes de LIBRAS


O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, não esconde sua preocupação com o processo de educação inclusiva no município e já garantiu a contratação de 31 pessoas, sendo 28 intérpretes e três instrutores de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). A seleção se deu a partir de um chamamento público e esse pessoal já se encontra nas salas de aula como parte do Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência Auditiva (Surdez).
Segundo a Secretária Célia Viana, Juazeiro conta, no momento, com 36 alunos possuidores de deficiência auditiva matriculados em 21 estabelecimentos da rede municipal de ensino compreendendo creches, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interpretes ficam na sala de aula comum com a presença de alunos surdos, atuando como facilitadores da comunicação entre usuários e não usuários de LIBRAS.
Os mesmos estão presentes ainda em toda a comunidade escolar apoiando a acessibilidade aos serviços e às atividades afins da unidade de ensino. A intenção é promover a aprendizagem, o bem estar e o desenvolvimento pessoal de todos. Já os instrutores ministram cursos de formação continuada com facilitadores de Libras, professores e funcionários da rede de ensino, incluindo programas e projetos. Além disso, orientam os alunos surdos nas tecnologias de informação, subsidiam e prestam suporte técnico e pedagógico ao setor de educação inclusiva do município.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário